Polícia Militar apreende moto com placa adulterada no centro de Ivaté
Veículo tinha uma placa artesanal e estava com o chassi suprimido; o dono afirmou ter comprado veículo por valor abaixo do mercado
Uma equipe da Polícia Militar (PM) de Ivaté realizou a apreensão de uma moto com placa adulterada na região central da cidade nesta terça-feira (4). O registro do crime de adulteração de sinal identificador de veículo ocorreu por volta das 15h30.
Os militares faziam patrulhamento preventivo no período da tarde quando avistaram a motocicleta. Os policiais desconfiaram da placa do veículo, pois ela apresentava caracteres confeccionados de forma artesanal. Além disso, a placa adulterada da moto não tinha o código de autenticação. Na verificação, os PMs também constataram que o número de chassi estava parcialmente suprimido.
Nas placas padrão Mercosul, o código de autenticação é um QR Code que fica no canto superior esquerdo. Ele substitui o lacre que havia nas placas antigas e serve para verificar a autenticidade da placa, identificar o fabricante e se ela corresponde ao veículo.
Os policiais fizeram uma consulta ao sistema da Segurança Pública. A checagem revelou que a placa adulterada correspondia a uma motocicleta baixada no estado de São Paulo. Por isso, os PMs apreenderam o veículo e o conduziram para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
Uma pessoa se apresentou como proprietária e disse que adquiriu o veículo de terceiros por valor abaixo do mercado. Em seguida, a equipe policial encaminhou essa pessoa para a 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama e a orientou quanto às medidas legais.
Por fim, a Polícia Militar reforça a orientação para que compradores verifiquem a procedência de veículos. Assim como nesse caso da moto com placa adulterada, é necessário desconfiar de ofertas com valores muito abaixo do praticado.






