Foto: Sanepar
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um alerta para chuvas intensas, ventos fortes e granizo nos próximos dias. As condições atmosféricas voltam a ficar instáveis a partir desta quarta-feira (5), com risco elevado de tempestades severas. Além disso, a situação deve se agravar na sexta-feira (7), exigindo atenção redobrada da população.
De acordo com o Simepar, o Noroeste e o Oeste do Estado amanhecem com tempestades ainda na quarta-feira. As instabilidades avançam para outras regiões ao longo do dia, embora percam força gradualmente. Nessas áreas, há risco de chuva intensa em curto período, rajadas de vento fortes, descargas elétricas e granizo pontual. Na quinta-feira (6), o tempo deve ficar mais estável, com chuvas ocasionais e isoladas.
A sexta-feira (7) deve concentrar o cenário mais crítico. A aproximação de uma frente fria impulsionada por um sistema de baixa pressão deve intensificar novamente as tempestades em todo o Paraná. Como resultado, há potencial para chuva volumosa, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo, especialmente no Sudoeste, Oeste e Norte.
Os novos alertas surgem após fortes temporais registrados no último fim de semana. As rajadas chegaram a 95 km/h em Cornélio Procópio e 91 km/h em Santo Antônio da Platina, segundo o Simepar. Também houve granizo em Jandaia do Sul, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
Em algumas cidades, o volume de chuva superou quase toda a média mensal. Por exemplo, em Santa Helena, o acumulado chegou a 138 milímetros. Nesse contexto, até esta terça-feira (4), a Defesa Civil estadual registrou ocorrências em 36 municípios, com cerca de 10 mil pessoas afetadas e 5.984 residências danificadas por enxurradas, vendavais e granizo.
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos meteorológicos oficiais. Portanto, os moradores devem evitar áreas alagadas, árvores e estruturas metálicas durante tempestades. Para receber alertas de curto prazo, basta enviar o CEP por SMS para 40199.
Fonte: AEN
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais