Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Terapeuta de Umuarama apresenta projeto cultural aprovado por lei federal

Foto: Assessoria PMU
Terapeuta de Umuarama apresenta projeto cultural aprovado por lei federal
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 3 de novembro de 2025 às 20h23 - Modificado em 3 de novembro de 2025 às 20h23

O projeto cultural ‘Eu Conto ou Você Conta? – Janelas para o mundo e catalisador de transformações’, idealizado pela terapeuta Lucineyde Amaral Picelli Pezzini e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (lei 8.313/91), foi apresentado pela autora ao prefeito Fernando Scanavaca, na manhã desta segunda-feira, 3, ao lado do secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira.

Atualmente em fase de captação de recursos, o projeto (Pronac 256931) pode receber destinações do Imposto de Renda com 100% de dedução fiscal para pessoas físicas e empresas. Ele prevê 15 oficinas presenciais de contoterapia e contação simbólica de histórias, em cinco localidades da região, atendendo gratuitamente 350 mulheres em situação de vulnerabilidade emocional e social.

Conforme Lineyde explicou, cada encontro terá duas horas de escuta sensível, simbologia narrativa e reconstrução subjetiva de trajetórias interrompidas por abuso, silenciamento e ruptura de vínculos.

“A proposta parte da oralidade como ferramenta cultural e social, resgatando narrativas ancestrais e promovendo a reconstrução simbólica de identidades, a ressignificação de experiências e o fortalecimento do repertório cultural das participantes”, explicou.

Ao prefeito, a autora resumiu a conquista com entusiasmo: “Estou muito feliz com essa aprovação. Já reuni a equipe e estamos com os preparativos a todo vapor. Ver esse projeto autorizado, com contas abertas e pronto para receber apoio, é a confirmação de que histórias podem ressignificar experiências e de que Umuarama merece ocupar esse lugar de protagonismo”, afirmou.

Com graduação e mestrado nas áreas de Psicologia e Pedagogia, Lucineyde lecionou por 14 anos na Universidade Paranaense (Unipar), atuou em clínica terapêutica, coordenou projetos de leitura e formação de educadores na Editora Positivo e recentemente consolidou sua atuação em grupos terapêuticos femininos. “É uma satisfação para Umuarama e região ver o trabalho de uma profissional tão capacitada, e que muito pode ajudar à nossa população”, parabenizou o prefeito.

Saiba mais sobre o projeto clicando AQUI

54899425855 499be44d1b B

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.