Limpeza, pintura e organização dos cemitérios municipais foram intensificadas para receber visitantes (Foto Danilo Martins/OBemdito)
O Cemitério Municipal de Umuarama estará aberto a partir das 6h deste sábado (1º) para visitação em razão do Dia de Finados, celebrado no domingo (2). O horário de visitação será das 6h às 18h em ambos os dias. Durante o fim de semana, a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) manterá um plantão administrativo para prestar orientações e atender o público.
Os católicos que forem ao local no domingo poderão participar de uma missa única, marcada para as 9h, celebrada pelo padre Valdomir Machado, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em estrutura montada próxima aos portões de entrada.
A Acesf disponibilizará cerca de 100 cadeiras para os fiéis, mas recomenda que os visitantes levem banquinhos para maior conforto. A autarquia também disponibilizará cadeiras de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção.
Além das celebrações, a Comunidade Cristã de Umuarama estará nos portões do cemitério oferecendo água, café e palavras de conforto aos visitantes. As irmãs do Lar Santa Faustina também prestarão apoio e receberão doações de alimentos e outros donativos.
Nas últimas semanas, as equipes da Acesf realizaram limpeza completa das ruas e áreas comuns, roçada da grama, pintura de banheiros, capelas e cruz central, além de uma organização geral dos espaços internos dos cemitérios de Umuarama, Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza.
Segundo o diretor-presidente da autarquia, Benedito Moreno dos Santos, os cuidados visam garantir conforto e segurança durante o período de maior movimento do ano. “Tomamos todos os cuidados para receber bem os visitantes, com mais conforto e comodidade”, afirmou.
A Secretaria de Fazenda também liberou pontos para a venda de velas, flores e planos funerários, além de uma praça de alimentação em frente ao cemitério. A montagem das barracas será permitida a partir das 8h deste sábado (1º) e a desmontagem deve ocorrer até as 19h de domingo (2).
Está proibido o uso de som alto, a venda de bebidas alcoólicas e a montagem de estruturas que obstruam a via pública ou prejudiquem o fluxo de visitantes.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, realizou nesta sexta-feira (31) uma limpeza preventiva no cemitério, com tratamento de possíveis criadouros do mosquito da dengue.
De acordo com a coordenadora Regiani Santos da Silva, os agentes de endemias eliminaram 27 pontos de acúmulo de água durante a ação. “Ainda temos muitos vasos de mármore ou granito sem furos, que acumulam água e favorecem a reprodução do mosquito”, alertou.
A orientação é que os visitantes evitem levar vasos sem saída de água e arranjos envoltos em plásticos, que podem reter a chuva. “Pedimos que a população nos ajude a manter o cemitério livre de criadouros. A melhor forma de homenagear os entes queridos é também cuidar da saúde de quem está vivo”, reforçou Regiani.
A Polícia Federal enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal…
Antes do início da construção de 1.500 novas moradias em Umuarama, a região prevista para…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motoneta foi registrado na tarde desta…
O 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) de Umuarama lançou a Operação Força Total…
Um trio foi solto após ser preso em flagrante por tentar aplicar o golpe do…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, vai ampliar a oferta à…
Este site utiliza cookies
Saiba mais