Brasil

Musa do Comando Vermelho foi morta na operação mais letal da história do Rio

Sem mostrar o rosto, mas vestindo roupa de guerra e empunhando um fuzil, assim se apresentava a soldado do Comando Vermelho conhecida pelos apelidos “Penélope” e “Japinha”. Uma foto da traficante foi registrada antes da megaoperação do Governo do Rio de Janeiro, que terminou com a execução dela, morta com um tiro de fuzil na cabeça.

Segundo informações de autoridades e relatos de moradores, Japinha atuava na proteção de rotas de fuga e na defesa de pontos estratégicos de venda de drogas, sendo considerada uma figura de confiança dos principais líderes do tráfico.

A morte da traficante ocorreu durante a maior e mais letal operação policial da história do estado, mobilizando 2,5 mil agentes de diferentes corporações, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar e unidades especiais. O objetivo era conter o avanço territorial do Comando Vermelho e desarticular sua base logística nos complexos do Alemão e da Penha.

Moradores relataram uma madrugada de terror, com helicópteros sobrevoando as comunidades e blindados abrindo caminho pelos becos e vielas. O barulho de tiros e explosões se estendeu até o amanhecer, principalmente nas regiões da Grota, Fazendinha e Vila Cruzeiro.

Apesar do cerco, parte dos criminosos conseguiu escapar por rotas alternativas. Durante a operação, agentes encontraram túneis e passagens camufladas entre casas e muros, usados para fuga coordenada, lembrando a manobra vista em 2010, durante a histórica invasão ao Alemão.

Operação Contenção

O Rio de Janeiro amanheceu em choque nesta quarta-feira (29). Após a operação mais letal da história do estado, moradores do Complexo da Penha relataram ter encontrado dezenas de corpos na região e levaram pelo menos 64 deles até a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas, durante a madrugada.

Com isso, o total de mortos ultrapassa os 100, um dia depois da Operação Contenção, que também envolveu o Complexo do Alemão.

A Operação Contenção, deflagrada na terça-feira (28), mobilizou 2.500 agentes das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, na zona Norte da capital fluminense.

A ação foi resultado de mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com o objetivo de cumprir 100 mandados de prisão e enfraquecer o Comando Vermelho (CV).

(OBemdito com informações do Metrópoles)

Rudson de Souza

Recent Posts

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

24 minutos ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

53 minutos ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

1 hora ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

2 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

3 horas ago

Inscrições para o Processo Seletivo IFPR terminam segunda; Umuarama tem 7 cursos

O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais