Paraná

Imagem de prefeito com a mão na cabeça retratou o impacto do temporal em Altônia

O prefeito de Altônia, Diego Jardim Pergo (PL), se emocionou ao relatar os estragos provocados pelo temporal que atingiu o município no fim da tarde de terça-feira (28). A chuva intensa, que somou 52 milímetros em apenas 30 minutos, causou alagamentos, destruição de ruas, danos a prédios públicos e prejuízos a diversas famílias.

Ao falar ao OBemdito, Pergo contou que levou as mãos à cabeça ao se deparar com as cenas de devastação. “O peso da responsabilidade é grande. A gente sabe que sobre nossos ombros está a vida de quase 20 mil habitantes. Quando vi o estrago, especialmente nas casas dos moradores, não contive a emoção”, disse o prefeito.

Imagens feitas por moradores mostram ruas transformadas em rios, com carros cobertos pela água e trechos de asfalto arrancados pela enxurrada e o próprio prefeito perplexo. Segundo ele, pontes e estradas rurais também foram danificadas, comprometendo o tráfego na região.

Força-tarefa e levantamento de danos

Pergo informou que reuniu o secretariado ainda nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29) para organizar uma força-tarefa e iniciar o levantamento completo dos prejuízos.

“Tivemos danos em pavimentação, pontes, escolas, UBSs e prédios públicos. Estamos com equipes de engenharia e assistência social nas ruas, verificando os impactos e prestando apoio às famílias atingidas”, afirmou.

O prefeito também suspendeu os atendimentos no Paço Municipal por conta dos danos estruturais, mas ressaltou que as escolas, creches e unidades de saúde seguem funcionando normalmente.

Apoio regional e solidariedade

Durante a entrevista, Pergo agradeceu a solidariedade de prefeitos de municípios vizinhos, que ofereceram auxílio. “Recebemos ligações e ajuda de colegas como o prefeito Robertinho, de Iporã, e Ronaldo Tinte, de São Jorge do Patrocínio, que já disponibilizaram máquinas para desobstruir vias e recuperar estradas”, destacou.

Desespero de moradores

Entre os atingidos está Dona Ivani de Moraes Santos, 66, moradora da Rua Pedro Segura Alda, no Jardim Panorama, que teve a casa invadida pela água. “Foi um desespero. Eu não sabia o que fazer. Quando vi, a casa da minha nora estava tomada e o carro do meu filho quase foi levado. Nunca tinha passado por isso em mais de 20 anos morando aqui”, relatou.

Ela conta que, embora já tenha visto o asfalto ser arrancado em outras ocasiões, a força da enxurrada desta vez foi inédita. “Liguei pra minha irmã chorando, pedindo ajuda. Eu estava sozinha e sem saber pra onde correr”, disse.

Trabalhos continuam

Equipes da prefeitura seguem nesta quarta-feira limpando ruas, avaliando pontes e prestando assistência social. O município publicou decreto de situação de emergência e deve apresentar um relatório oficial de danos até o fim da semana.

“Nosso foco agora é garantir segurança, reconstruir o que foi perdido e devolver tranquilidade à população”, concluiu Pergo.

Rudson de Souza

Recent Posts

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

30 minutos ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

1 hora ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

2 horas ago

Inscrições para o Processo Seletivo IFPR terminam segunda; Umuarama tem 7 cursos

O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…

3 horas ago

Morre Benedito Silva, empresário que marcou diferentes setores da economia de Umuarama

O empresário Benedito Silva, morreu neste sábado (22), em Maringá. Com uma longa trajetória no meio…

3 horas ago

Familiares de desaparecidos poderão coletar DNA; Umuarama integra a campanha

Ação permite cruzamento com perfis genéticos de pessoas encontradas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais