Com bom humor, bombeiro acalma passageiros após acidente com ônibus em Altônia; com vídeo
Um sargento da equipe do Corpo de Bombeiros de Altônia teve uma atitude louvável na tarde da última terça-feira (28). Com bom humor, o Sargento Jessé da Rosa conseguiu acalmar e instruir os passageiros de um ônibus que sofreu um acidente.
O veículo de transporte de trabalhadores trafegava pela rodovia PR-490 (no trecho entre Altônia e Iporã) quando, a princípio, ocorreu uma falha mecânica. Em seguida, o motorista perdeu o controle da direção, o coletivo saiu da pista e bateu em uma bacia de retenção de água pluvial.
No ônibus estavam o condutor e 28 trabalhadores da cooperativa C.Vale de Palotina. Eles haviam terminado o expediente do dia e regressavam para casa, em Iporã, quando o acidente ocorreu. O fato aconteceu após às 17h e o acionamento do Corpo de Bombeiros foi por volta das 17h45.
O trabalho da corporação foi necessário, pois logo após o acidente os ocupantes notaram que não conseguiriam sair do veículo. A porta de desembarque foi aberta e as pessoas notaram que a parte dianteira direita (onde fica a saída do ônibus) estava justamente em frente à bacia de retenção de água.
Em virtude da chuva forte que atingiu Altônia na tarde de terça, a bacia de retenção estava praticamente transbordando água. Devido à profundidade do buraco – aberto no solo para reter a água da chuva e evitar erosões nas lavouras – os ocupantes não conseguiam sair.
Um solicitante entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Altônia e informou sobre o acidente. A equipe se deslocou com o caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) até o local para realizar a remoção das pessoas.

Bom humor e sensatez do bombeiro Jessé
A atuação do Sargento Jessé começou logo após os socorristas chegarem. Ele precisou nadar para entrar no ônibus, pois a profundidade da água ultrapassava os 2 metros. Todo molhado e já dentro do coletivo, o bombeiro começou a conversar com os passageiros. Uma passageira registrou em vídeo a atuação do sargento e encaminhou a gravação para OBemdito.
“Boa tarde. Alguém afim de um banho grátis aí? Quem sabe nadar? Quem atravessa o Paranazão?”. Assim teve início o diálogo do profissional com os ocupantes do ônibus. Após alguns risos, ele se apresenta como sendo o Sargento Jessé do Corpo de Bombeiros.
Imediatamente, o bombeiro inicia as instruções para todos saírem em segurança. “Nós vamos retirá-los em segurança do veículo, para depois fazer a extração do veículo. Não vamos puxar o veículo com os senhores dentro. Aqui está muito fundo e não ‘dá pé’ pela porta”, explicou.
O próximo passo foi informar como os passageiros iriam efetivamente sair. “Vamos retirá-los pela janela. Vamos utilizar a saída de emergência, colocar uma escada e retirá-los. Mantenham a calma, todo mundo tranquilo e felizes. Vamos chegar em casa bem, assim como saímos de nossas casas bem”, finaliza o Sargento no vídeo.

Segurança e cuidado
A passageira que conversou com OBemdito afirmou que todos ficaram muito mais calmos após o recado de Jessé. Além disso, a ela disse que, a todo momento, a equipe do Corpo de Bombeiros de Altônia repassou instruções e foi muito atenciosa, o que deixou o processo sem dificuldades. “Foi fácil. Eles nos instruíram muito bem. Os bombeiros e o motorista foram bem cuidadosos conosco”, lembrou.
Por fim, na noite de terça-feira, OBemdito conversou com um integrante do Corpo de Bombeiros de Altônia. O Cabo Cruz confirmou que nenhum dos passageiros sofreu ferimentos. “Saíram todos tranquilamente com o auxílio da nossa guarnição”.
O atendimento da ocorrência se estendeu até às 20h20.





