Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Bombeiros retiram trabalhadores pela janela de ônibus após acidente entre Altônia e Iporã

Bombeiros retiram trabalhadores pela janela de ônibus após acidente entre Altônia e Iporã
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 28 de outubro de 2025 às 22h39 - Modificado em 28 de outubro de 2025 às 23h47

Um ônibus que transportava trabalhadores de uma empresa de Palotina sofreu um acidente na tarde desta terça-feira (28) na rodovia PR-490, em Altônia. A equipe do Corpo de Bombeiros do município precisou retirar os 28 passageiros, além do motorista, pela janela, utilizando uma escada. Ninguém ficou ferido.

OBemdito obteve informações com uma das ocupantes (que pediu para não se identificar). Ela explicou que o acidente aconteceu após as 17h, no trecho entre Altônia e Iporã. A princípio, a direção do ônibus travou.

Os passageiros do ônibus trabalham na empresa C.Vale, na cidade de Palotina, no setor de peixes. O fato ocorreu quando eles já tinham finalizado o expediente e voltavam para casa. Naquele momento estavam no veículo apenas moradores de Iporã e localidades próximas.

A passageira relatou a OBemdito que estava dormindo quando tudo aconteceu. “Eu estava dormindo. Meu filho que viu tudo. Nós sentamos logo atrás do motorista. Ele me disse que achou que o motorista ia estacionar ou entrar em algum lugar. Aí o ônibus parou quando bateu na água e eu acordei”, lembrou.

Segundo relatos, o motorista disse ter ouvido um barulho e, em seguida, não conseguiu mais controlar a direção. Logo após, o veículo saiu da pista da rodovia e parou com a parte frontal direita dentro de uma bacia de retenção de água pluvial. A bacia de retenção é uma espécie de buraco aberto no solo para reter a água da chuva e evitar erosões nas lavouras.

Difuldades para retirar os passageiros do ônibus

Em virtude do temporal que atingiu Altônia na tarde desta terça, a bacia de retenção estava cheia. Devido à sua profundidade, não havia possibilidade de os ocupantes do ônibus saírem pela porta.

Por isso, um solicitante entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Altônia. A equipe se deslocou com o caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) até o local do acidente para realizar a remoção das pessoas.

Os bombeiros tiveram que nadar para entrar no ônibus, pois a profundidade da água ultrapassava os 2 metros. O Sargento Jessé repassou orientações aos passageiros de como seria o resgate e como eles teriam que agir. E, em seguida, os bombeiros iniciaram a retirada dos ocupantes.

Para isso, eles abriram a saída de emergência (uma janela) do lado esquerdo do ônibus. Também colocaram uma escada e, um a um, os passageiros saíram do coletivo. A todo momento os bombeiros auxiliaram as pessoas.

Enquanto os trabalhadores saíam, a empresa PGTur, responsável pelo transporte dos trabalhadores, já havia providenciado outro veículo para levá-los embora. Apenas o motorista permaneceu no local, aguardando uma máquina do município para guinchar o ônibus. Assim que isso aconteceu, ele avisou aos passageiros que a situação estava resolvida.

Altônia Trabalhadores Saem Pela Janela De ônibus Após Acidente (1)
Fotos: Corpo de Bombeiros de Altônia/OBemdito

Sem feridos

O Corpo de Bombeiros de Altônia informou a OBemdito que nenhum dos passageiros sofreu ferimentos. “Saíram todos tranquilamente com o auxílio da nossa guarnição”, informou a corporação. A trabalhadora que conversou com OBemdito fez questão de ressaltar o trabalho dos bombeiros. Ela disse que a saída ocorreu sem dificuldade, pois os profissionais os orientaram sobre como proceder. “Foi fácil. Eles nos instruíram muito bem. Os bombeiros e o motorista foram bem cuidadosos conosco”, afirmou.

A redação tentou contato com a empresa PGTur, porém, devido ao horário, não havia nenhum responsável para repassar informações. O espaço está aberto para a manifestação da empresa acerca do acidente com o ônibus.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.