Paraná

Jaú de 100 kg fisgado no Rio Ivaí pode se tornar novo recorde nacional

Um jaú de 1,65 metro de comprimento e aproximadamente 100 quilos pode entrar para a história como o maior peixe de água doce já pescado no Brasil. A façanha aconteceu nesta segunda-feira (27) no Rio Ivaí, em Floresta, no Noroeste do Paraná.

O pescador Pedro Goulart realizou a captura com o apoio do guia de pesca Rodrigo Rugerio Hideki Honda, conhecido entre os esportistas como Chumbim. Segundo o guia, foram necessários técnica, paciência e muita força para retirar o enorme exemplar da água, garantindo ao mesmo tempo o manejo seguro do animal.

“Foi uma briga intensa. O jaú é um peixe de fundo, de muita resistência, então o segredo é ter calma e saber trabalhar a fisgada. No fim, a sensação é indescritível”, contou Chumbim.

Após a pesagem, medição e registro fotográfico, o peixe foi devolvido ao rio, conforme os protocolos da pesca esportiva, que visa a preservação das espécies nativas.

Chumbim, que atua como guia há apenas dois anos, já conquistou espaço no cenário da pesca esportiva nacional, acumulando registros de grandes capturas no Rio Ivaí, um dos mais importantes cursos d’água do estado e conhecido pela abundância de espécies como jaús, pintados e dourados.

A captura do jaú será agora analisada para homologação, o que poderá confirmar oficialmente o novo recorde nacional da pesca esportiva de água doce.

O jaú (Zungaro jahu) é um dos maiores peixes de água doce da América do Sul, podendo ultrapassar dois metros de comprimento e pesar mais de 120 quilos. Por sua imponência, é considerado o “gigante das águas brasileiras”, símbolo de força e resistência nos rios do interior.

“Mais do que um troféu, esse tipo de registro mostra a importância da conservação dos rios e da prática esportiva consciente”, destacou o guia.

(OBemdito com informações do Plantão Maringá)

Rudson de Souza

Recent Posts

Rainha do Rodeio morre aos 22 anos após ser atingida por raio

Ana Beatriz Araújo Ferreira era conhecida pela participação na ExpoAlmas e pela ligação com as…

12 minutos ago

PR-323 terá Pare e Siga entre Cruzeiro do Oeste e Umuarama nesta terça

EPR Paraná realiza reparos no pavimento e outros serviços de conservação ao longo da rodovia;…

20 minutos ago

Terça começa chuvosa, mas tempo melhora à tarde em Umuarama, prevê Simepar

Simepar prevê instabilidade principalmente durante a manhã, seguida por períodos de melhoria à tarde; máxima…

53 minutos ago

PM apreende motoneta adulterada avaliada em R$ 15 mil em Umuarama

Veículo estava com placa pertencente a um Fiat Siena com alerta de furto ou roubo…

1 hora ago

Homem ameaça companheira de 72 anos com faca em Icaraíma

Mulher de 72 anos também relatou ter sido agarrada, empurrada e ameaçada com uma corrente;…

2 horas ago

Homem invade residência e ameaça moradora durante roubo em Umuarama

Suspeito quebrou uma porta de vidro e fugiu levando uma televisão e uma corrente; Polícia…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais