Cotidiano

Gaeco de Umuarama deflagra operação contra facção criminosa no Paraná

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Umuarama deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Mosaico, que mira lideranças de uma facção criminosa com atuação no Paraná e em outros estados do país. A ação integra uma ofensiva simultânea com o núcleo regional de Maringá, totalizando 69 mandados judiciais em cumprimento.

As investigações conduzidas pelo Gaeco de Umuarama revelaram a existência de uma organização criminosa composta por 35 pessoas, identificadas a partir da análise de anotações manuscritas apreendidas dentro da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste. O material indicava a atuação de integrantes que exerciam funções de liderança dentro da facção.

Na região de Umuarama, a Operação Mosaico cumpriu três mandados de busca e apreensão e 35 de prisão preventiva, expedidos pela Vara Criminal de Cruzeiro do Oeste. As ordens foram executadas em Cruzeiro do Oeste, Guaíra, Maringá e Piraquara, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal.

Trama de Ferro

Em paralelo, o Gaeco de Maringá realizou a Operação Trama de Ferro, que também integra o mesmo conjunto de investigações. Nessa frente, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária, 24 de busca e apreensão e medidas de sequestro de valores avaliados em R$ 3,5 milhões. As ações ocorreram em Paranavaí, Iporã, Guaíra e Sarandi, com ordens expedidas pela 1ª Vara Criminal de Paranavaí.

As investigações começaram em janeiro de 2025, quando o Gaeco de Maringá recebeu denúncia sobre o envolvimento de um agente público com membros da facção criminosa. O grupo estaria atuando no tráfico de drogas dentro de unidades prisionais. A partir desse ponto, o trabalho conjunto entre os núcleos de Maringá e Umuarama identificou uma estrutura criminosa hierarquizada e articulada.

Segundo o Ministério Público, os líderes presos continuavam a coordenar o tráfico de drogas na região de Paranavaí, com apoio de pessoas em liberdade. As investigações mostram que havia divisão de tarefas, controle financeiro e comunicação constante entre os membros, o que reforça a atuação organizada da facção.

Grupo especializado

O Gaeco, órgão do Ministério Público do Paraná, é composto por promotores, servidores e integrantes das Polícias Civil, Militar, Penal e Científica. Entre suas funções estão a apuração de crimes organizados e delitos praticados por agentes públicos. No estado, o grupo mantém dez núcleos regionais — incluindo o de Umuarama, responsável por ações em toda a região Noroeste.

Uma coletiva de imprensa sobre a Operação Mosaico está marcada para as 11h, na sede do Ministério Público do Paraná em Umuarama (Rua Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, 3683 – Zona I). Integrantes do Gaeco e de órgãos de segurança vão prestar esclarecimentos sobre o andamento das investigações e o resultado das ações.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais