Umuarama

Estado vive expectativa de leilões de concessões de rodovias que incluem a PR-323

Os dois últimos lotes do programa de concessões de rodovias do Paraná vão a leilão no final deste mês de outubro. Grande parte do Estado vive a expectativa para o resultado dos leilões, principalmente as populações das regiões diretamente impactadas pela negociação.

O lote 4 inclui a PR-323, que corta o Noroeste do Estado. Além disso, inclui outras importantes rodovias do Noroeste, do Oeste e do Norte paranaenses. O lote 5 também possui vias que passam pelas regiões Oeste e Noroeste. Os dois lotes têm extensão de 1.058 quilômetros e investimentos previstos de R$ 29,7 bilhões, entre obras e custos operacionais.

O leilão do lote 4 acontecerá na quinta-feira (23) na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. Enquanto o leilão do lote 5 será na semana seguinte, no dia 30 de outubro.

Expectativa por concessões das rodovias

Nesta semana OBemdito conversou com os secretários estaduais Guto Silva (das Cidades) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) sobre a expectativa para os leilões.

Guto Silva disse que o Governo do Paraná acredita que tudo vai correr bem. “Estamos otimistas, positivos, até para baixar o preço. E o mais importante, para garantir que essas obras e os investimentos que ocorrerão nessa via [PR-323] e nas demais, possam acontecer de uma forma célebre. Estamos indo quinta-feira para a B3, muito otimistas”, afirmou.

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Ele ressaltou que o Estado fez diversos investimentos na PR-323 enquanto aguardava uma resolução. “O Governo fez intervenções importantes, aqui o Trevo do Gauchão, por exemplo. Isso era um compromisso do Governo de, enquanto não chegava o leilão, organizar a rodovia”, explicou o secretário.

Por fim, Guto Silva salientou que a PR-323 é uma “artéria essencial, estratégica do Paraná” para escoamento da safra do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Leia também: Concessões: Lotes 4 e 5 vão a leilão em outubro; PR-323 está incluída.

Impulso para a região de Umuarama

Para o secretário Sandro Alex, este pacote de investimentos nas rodovias da região tornará o Noroeste Paranaense mais competitivo e impulsionará vários setores. “O investimento vai colocar a nossa região de igual para igual com todas as regiões do Estado do Paraná. Esso faz com que a gente passe a disputar as indústrias, os investimentos, geração de emprego e renda com melhor infraestrutura. E é o que as empresas pedem”, comentou.

Sobre o leilão do lote 4, o secretário de Infraestrutura e Logística também demonstrou positividade. “Nós estamos muito entusiasmados porque vamos ter uma disputa. A gente acredita que esse leilão da próxima semana tenha várias empresas na disputa”.

Ele acrescentou: “isso faz com que, na disputa, a gente tenha uma redução do preço. E vamos assegurar mais de R$ 20 bilhões em investimentos. Então, nós estamos com uma expectativa muito grande para que esses investimentos aconteçam”, afirmou.

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Prazos e duplicação da rodovia PR-323

O secretário deixou claro que as obras seguirão um ritmo necessário, pois existem prazos a serem cumpridos e processos burocráticos. “Existe um cronograma, diferente da concessão anterior, que ninguém sabia quando as obras iriam sair e elas não saíram ao longo dos anos. Essa concessão tem transparência, você tem data para que elas [obras] sejam efetivadas e é no início do contrato. Agora, a empresa ganhadora tem que fazer o projeto executivo e tem que fazer o licenciamento, então isso requer um tempo”.

A princípio, o cronograma prevê que a duplicação da PR-323 acontecerá apenas 4 anos após a concessão. No entanto, Sandro Alex acredita que, analisando o ritmo dos serviços dos outros lotes de rodovias que estão com obras em andamento, há possibilidade de que a duplicação da PR-323 aconteça antes desse prazo.

“É possível antecipar? Sim. E as empresas estão nos dizendo, dos outros lotes, que eles já estão antecipando obras e projetando investimentos já antecedendo o que estava previsto no leilão. Então aqui a gente também acredita que nós possamos antecipar até essas obras, caso o licenciamento e o projeto fiquem prontos antecipadamente”, finalizou.

Leia também: Duplicação da rodovia PR-323 só terá início quatro anos após a concessão.

Últimos trechos das concessões de rodovias

Os últimos dois trechos do programa de concessões abrangem estradas das regiões do Vale do Ivaí, Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste e, além do Paraná, também vão beneficiar o tráfego de veículos vindos do Paraguai, São Paulo e Mato Grosso do Sul. As propostas pelo lote 4 deve ser apresentadas na B3 no dia 20 e pelo lote 5 no dia 27.

Assim como nos outro quatro lotes, a série de matérias vai apresentar as principais melhorias planejadas e que estão nos contratos elaborados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As seis concessões do Paraná têm um prazo de 30 anos. No total, são 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destas de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 60 bilhões durante as três décadas de contrato, no maior programa da América Latina.

Confira neste mapa a localização das obras que constam no projeto de concessão.

Lote 4

O lote 4 tem 627,52 quilômetros de extensão e abrange três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986). O trecho passa pelas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, conectando tanto um acesso da fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina.

Os investimentos previstos chegam a R$ 18 bilhões. O projeto contempla uma série de melhorias e ampliações na infraestrutura viária, incluindo 231 quilômetros de duplicações, 87 quilômetros de faixas adicionais e 59 quilômetros destinados à implantação de contornos (Nova Londrina, Itaúna do Sul, Oeste de Maringá e Norte e Leste de Londrina). Também estão previstos 39,4 quilômetros de vias marginais e 34 quilômetros de ciclovias, além de 39 passarelas, oito passa-faunas, pontos de ônibus e outras melhorias.

Uma das grandes novidades é a duplicação da PR-323, uma das principais da região Noroeste, nas regiões de Maringá, Cianorte e Umuarama.

Leia também: Pedágio na PR-323: trecho entre Umuarama e Maringá terá três praças de arrecadação.

Lote 5

O lote 5 abrange 430,7 quilômetros das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317. As estradas cruzam as regiões Oeste e Noroeste, também facilitando a ligação entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul com o Paraná.

Serão R$ 11,7 bilhões em investimentos para tirar do papel 238 quilômetros de duplicações, 20 quilômetros de vias marginais e 3,7 quilômetros destinados à implantação de contornos, além de 12 quilômetros de rodovias, três passagens de faunas, cinco passarelas e outros dispositivos. Também será construído o Contorno de Guaíra. As ciclovias serão instaladas na BR-369.

Leia também: Em Umuarama, Sandro Alex ouve prefeitos e detalha planos para concessão da PR-323.

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

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