Foto: Sesa-PR
O Paraná recebeu, nesta sexta-feira (17), 424 ampolas do antídoto do metanol para tratar casos de suspeita ou confirmação de intoxicação. Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu as ampolas de etanol farmacêutico.
O medicamento serve como antídoto para os casos de intoxicação por metanol e permanece armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Na próxima semana a Sesa fará o envio para as quatro Macrorregionais de Saúde e para Curitiba. Além das ampolas que chegaram hoje, a Secretaria também destinará outras 180 ampolas que o Estado recebeu do Ministério da Saúde (MS).
A Sesa já descentralizou as 84 doses de fomepizol recebidas do Ministério da Saúde no último dia 10. Elas foram enviadas para as quatro Macrorregionais de Saúde e também para Curitiba.
Quatro pacientes do Paraná já receberam o antídoto. Cada paciente passa por avaliação individual, com base em critérios clínicos e laboratoriais para definir a dosagem necessária. Agora com um novo medicamento, a avaliação definirá qual antídoto o paciente receberá.
“Recebemos as 424 ampolas do etanol farmacêutico que se junta às 84 ampolas do fomepizol que veio do Ministério da Saúde. Continuamos atentos, temos polos de referência que vão receber o etanol além do município de Curitiba, que é onde registramos o maior número de casos confirmados até agora. Volto a insistir em todas as precauções em relação ao consumo de bebidas destiladas, principalmente aquelas fracionadas em doses. É um cuidado que temos que ter nesse momento”, relatou o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.
Leia também: Saúde investiga morte por suspeita de intoxicação por metanol no Paraná.
A Sesa atualizou, nesta sexta-feira (17), o boletim dos casos notificados por intoxicação por metanol no Paraná. Dois seguem em investigação: um óbito em Foz do Iguaçu (homem de 59 anos) que aguarda o resultado do exame laboratorial, e um em Piraquara, homem de 21 anos que está internado com quadro estável. A Saúde coletou uma amostra para exame e a Secretaria aguarda o resultado. O Paraná tem ao todo 18 notificações, sendo 4 casos confirmados em Curitiba, 12 descartados e os 2 que seguem em investigação.
É importante ficar atento aos sintomas de intoxicação por metanol. Não é possível identificar a substância pelo cheiro ou sabor, pois não altera a bebida.
Os sinais costumam surgir entre 6h e 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca: dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.
Sintomas iniciais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental.
Sintomas graves: dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.
A Sesa orienta que, em casos de sintomas, os pacientes devem procurar um serviço de saúde imediatamente. Todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol devem ser reportados e discutidos com um dos quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná. As unidades vão orientar sobre a conduta clínica e notificar imediatamente a Sesa por meio da Rede CIATox do Paraná.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Sesa orienta alguns cuidados ao consumir bebidas alcoólicas:
(Informações: AEN)
A Câmara de Vereadores de Umuarama realizou duas sessões na última segunda-feira (15). Na sessão…
A volta de grupos indígenas em Umuarama reacendeu um debate que precisa ser enfrentado com…
Equipes policiais prenderam um homem de 27 anos por tráfico de drogas em flagrante e…
Mais uma família de produtores rurais de Umuarama recebeu a certificação de produção orgânica. A…
Um homem de 39 anos foi preso na manhã desta terça-feira (16) durante o cumprimento…
A Prefeitura acompanha de perto a situação de um grupo de indígenas em Umuarama que chegou à…
Este site utiliza cookies
Saiba mais