Umuarama

Fase de adaptação da Zona Azul Digital de Umuarama começa na segunda-feira

A fase de adaptação ao novo estacionamento pago de Umuarama, a Zona Azul Digital, começa na próxima segunda-feira (20). Para que os usuários aprendam a usar o sistema, haverá um período de 15 dias sem aplicação de multas ou advertências. As informações são da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).

O novo sistema é válido para utilização das vagas do estacionamento regulamentado na região central da cidade. O prefeito Fernando Scanavaca fará o lançamento da Zona Azul Digital às 9h de segunda, no baixadão da avenida Paraná – em frente a loja de calçados Jorrovi. O secretário Valdecir Capelli (Sestram) também estará presente.

“É importante que a população comece a utilizar os QR codes nas placas e se familiarize com os totens (parquímetros). E, principalmente, com o aplicativo de celular da Zona Azul Digital, que será extremamente necessário para as comunicações com o sistema”, explicou Capelli.

Veículos são equipados com diversas câmeras para monitorar o estacionamento

Reivindicação dos comerciantes

De acordo com a Prefeitura, a volta do estacionamento regulamentado e pago é uma reivindicação antiga do comércio local. Além disso, muitos consumidores encontram dificuldades para estacionar veículos na região central, no horário comercial.

“Esse foi um dos desafios que assumimos nesta gestão: resolver o problema com um sistema moderno, resolutivo, e uma cobrança justa. O preço inicia em R$ 1,00 (por 30 minutos) e não haverá cobrança para motos”, afirmou o prefeito Scanavaca.

O que o município propõe nesta fase inicial, são 15 dias sem multar nenhum usuário por estacionamento irregular, para que esses se familiarizem com o sistema. “Quem esquecer de ativar os créditos, exceder o tempo ou deixar de fazer o rodízio obrigatório (após duas horas) terá a infração ‘abonada’ nestas duas semanas. Não haverá multa nesse primeiro momento”, explicou o secretário da Sestram.

Uso do aplicativo da Zona Azul Digital

Como é um período de adaptação, é importante que as pessoas conheçam as formas de pagamento e as regras. A Sestram informa que fará ampla divulgação do modo de operação do sistema, principalmente, o uso correto do aplicativo da Zona Azul Digital.

Não haverá monitores nas ruas como acontecia com o sistema anterior. Por isso, a fiscalização dos usuários acontecerá por meio de veículos equipados com câmeras. Além disso, quando necessário, o condutor ‘infrator’ receberá a notificação por meio de mensagem pelo aplicativo.

“Não teremos colocação daquele aviso de irregularidade no para-brisa do carro ou TPU (Tarifa de Pós-Utilização), como era de costume. Toda a comunicação do órgão de trânsito com o usuário será pelo aplicativo. Se passou do tempo, se estacionou e esqueceu de ativar os créditos (pelo QR code, App ou parquímetro), o aviso de irregularidade será feito exclusivamente pelo aplicativo”, acrescentou Capelli.

Outro detalhe importante é que, além de instalar o aplicativo da Zona Azul Digital no celular, é fundamental que o usuário o configure para receber mensagens. Mesmo tendo o App instalado, se não autorizar o envio e recebimento de notificações o cidadão não saberá que cometeu infração de trânsito. E, posteriormente, receberá a multa em seu endereço.

“Mas a população pode ficar tranquila”, disse o prefeito. O aplicativo é de fácil utilização. “Além disso, faremos campanhas de orientação e distribuiremos impressos informativos sobre o sistema, o uso do App e tudo que o condutor de veículos precisa saber para usar bem a nossa Zona Azul Digital e aproveitar a rotatividade de vagas, que favorecerá em muito o nosso comércio”, completou Scanavaca.

Confira outros detalhes do novo estacionamento pago aqui.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais