Luiz Fernando Publisher do OBemdito

CMDPI debate políticas públicas para idosos em reunião aberta à população de Umuarama

Encontro será realizado nesta sexta-feira (17), no Sest/Senat, e contará com palestra sobre participação social e apresentação de programas voltados à pessoa idosa

Foto: Danilo Martins/OBemdito
CMDPI debate políticas públicas para idosos em reunião aberta à população de Umuarama
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 16 de outubro de 2025 às 13h52 - Modificado em 16 de outubro de 2025 às 13h58

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Umuarama realiza um importante encontro com a comunidade nesta sexta-feira, a partir das 14h. Conselheiros e conselheiras estão convocados para a reunião ordinária descentralizada, que será na sede do Sest/Senat (em frente ao Pronto Atendimento 24h), e a população em geral também está convidada a participar.

A presidente do CMDPI, Sonia Maria Lopes Ferreira, informa que a pauta prevê diversos assuntos, a serem apresentados pelas respectivas comissões, como relatório de denúncias, produção de cartilha e materiais gráficos, relato do 2º Encontro Intersetorial sobre Fluxo de Atendimento a Pessoas Idosas Vítimas de Violência, encaminhamentos e apresentação do Programa Amor Exigente.

Os conselheiros discutirão ainda a revisão da resolução que estabelece procedimentos para inscrição e renovação de inscrição das instituições de longa permanência de idosos (ILPI) no conselho, prestação de contas do repasse da pick-up e solicitação de repasse para reforma da ala masculina do Lar Santa Faustina e alteração da data da reunião ordinária de novembro.

Os participantes terão ainda uma palestra com a psicóloga Débora da Mata, da Secretaria de Assistência Social, com o tema “Nada sobre nós, sem nós”, que aborda a importância da participação das pessoas idosas nos espaços de decisão. “Abordaremos a construção da legislação sobre políticas para pessoas idosas, que culminou no Estatuto da Pessoa Idosa, iniciada nas organizações populares da sociedade civil organizada”, informou a palestrante.

A reunião será encerrada com um coffee break. “É imprescindível a participação da sociedade nestas discussões, para conhecer e acompanhar as ações realizadas em defesa da pessoa idosa em nosso município, bem como apresentar demandas e reforçar o apoio ao CMDPI”, convidou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.

Leia também: Sede da Associação Vida e Solidariedade receberá melhorias, diz Prefeitura

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.