Cotidiano

Operação Alvorada III prende 14 pessoas incluindo líderes de organização criminosa

A Operação Alvorada III, deflagrada nesta quinta-feira (16) e voltada ao combate ao crime organizado ligado ao tráfico de drogas, resultou na prisão de 14 pessoas em Umuarama e região. De acordo com os órgãos de segurança, a operação combate o crime organizado ligado ao tráfico de drogas no Paraná e em São Paulo. Somente em Umuarama foram 8 pessoas presas.

A ação desta quinta-feira é um desdobramento da primeira fase da Operação Alvorada, realizada em fevereiro deste ano, e contou com o apoio do 25º BPM, 30º BPM, BPFron, Polícia Penal do Paraná, Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Ministério Público do Paraná, por meio do Gaeco de Umuarama e da 3ª Promotoria de Justiça do município.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, as equipes atuaram nas cidades de Umuarama, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Campo Mourão, Londrina e São Paulo. Como resultado das diligências, foram apreendidos sete aparelhos celulares, R$ 6.150 em espécie e 80,7 gramas de substância análoga à maconha.

Ao todo, 14 mandados de prisão foram cumpridos. Os detidos e o material apreendido foram encaminhados para cumprimento das penas. Segundo o major João Francisco Gimenez Cruz, comandante interino do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), líderes dessa organização criminosa foram detidos durante a operação.

Assista abaixo a entrevista com o major Gimenez:

A operação

A Polícia Militar do Paraná deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Alvorada III, com o objetivo de combater o crime organizado ligado ao tráfico de drogas. A ação reúne o 25º e o 30º Batalhões de Polícia Militar (BPM), o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), a Polícia Penal do Paraná, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Umuarama do Gaeco e da 3ª Promotoria de Justiça do município.

As equipes cumprem 17 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Umuarama, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Campo Mourão, Londrina e São Paulo.

Em Umuarama, as buscas se concentram nos bairros Parque Industrial, Parque Daniele, Conjunto Residencial Sonho Meu, Zona IV e Zona VII. A ação faz parte de uma série de operações integradas voltadas ao enfrentamento do tráfico e desarticulação de organizações criminosas que atuam no interior do estado.

A Operação Alvorada III dá continuidade a trabalhos anteriores que já haviam resultado em prisões e apreensões de drogas e armas. As forças de segurança destacam que a troca de informações entre as instituições tem sido fundamental para o avanço das investigações e a prisão de suspeitos ligados à rede criminosa.

Leia também: Operação Alvorada III combate crime organizado em Umuarama e região

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais