Operação Mafiusi investiga lavagem de dinheiro ligada ao narcotráfico internacional (Foto Polícia Federal)
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), uma nova fase da Operação Mafiusi, que cumpre mandados em cidades do Noroeste do Paraná, além de municípios do estado de São Paulo. A ação tem como foco desarticular o núcleo financeiro de uma organização criminosa responsável pela lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas.
Ao todo, são três mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão expedidos pela 23ª Vara Federal de Curitiba. Curitiba (PR), Maringá (PR), São Paulo (SP), Santana de Parnaíba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Ribeirão Pires (SP), Peruíbe (SP) e Jardinópolis (SP) foram as principais cidades alvo.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio e sequestro de bens, imóveis e valores que somam quase R$ 14 milhões, pertencentes aos investigados.
Segundo a PF, o grupo investigado operava um esquema sofisticado de lavagem de capitais, movimentando cifras multimilionárias por meio de empresas de fachada, fintechs, câmbio paralelo (dólar-cabo) e documentos falsos.
As transações simulavam locações de veículos e máquinas para mascarar a origem ilícita do dinheiro.
A nova fase da operação é resultado da análise de materiais apreendidos na primeira etapa da Operação Mafiusi, deflagrada em dezembro de 2024, que revelou uma rede estruturada de movimentação financeira ligada à exportação de cocaína para o exterior.
Os investigadores também identificaram fortes indícios de que parte dos lucros do tráfico teria sido usada na aquisição de um time de futebol, através de interpostas pessoas (laranjas), além de confirmar ligações diretas com uma facção criminosa de São Paulo.
A Polícia Federal segue analisando o material apreendido para aprofundar as conexões entre os envolvidos e reforçou que a operação marca um avanço no enfrentamento à lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional.
(OBemdito com informações da Polícia Federal)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais