Audiência pública em Altônia discute planos turísticos para o Caminho de Peabiru
Com mais de 3 mil quilômetros de extensão, a rota foi utilizada inicialmente por povos indígenas
A Prefeitura de Altônia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, vai realizar no próximo dia 21 de outubro uma audiência pública para debater o projeto “Objetivo Traçado do Caminho de Peabiru, Rota Turística”.
O encontro acontecerá na Câmara Municipal, a partir das 19h, e promete reunir moradores, especialistas e autoridades em torno de uma das iniciativas mais ambiciosas de valorização histórica e cultural da região.
Caminho de Peabiru: história que atravessa continentes
O Caminho de Peabiru é uma antiga rede de trilhas pré-colombianas que cruzava a América do Sul, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Com mais de 3 mil quilômetros de extensão, a rota foi utilizada inicialmente por povos indígenas, como os guaranis, e, posteriormente, por colonizadores europeus.
No Brasil, os traçados passam pelos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, com ramificações que alcançam Paraguai, Bolívia e Peru.
Projeto busca unir preservação, turismo e renda
A proposta da audiência é apresentar à população os planos para transformar parte desse caminho ancestral em uma rota turística estruturada, com trilhas sinalizadas, pontos de visitação e ações de preservação ambiental.
De acordo com a Prefeitura, o projeto visa fomentar o turismo sustentável, gerar renda local e resgatar a memória dos povos originários que moldaram a história da América do Sul.

Leia também: Rota Caminhos do Peabiru chega a 97 cidades no Paraná
Participação dos municípios e capacitação de atores locais
Para o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, a Rota dos Caminhos de Peabiru representa um esforço conjunto que envolve diretamente as cidades no processo de capacitação dos diversos atores identificados em cada território.
“Essa etapa, além de enriquecer culturalmente as comunidades, também impulsionará o desenvolvimento econômico dos 97 municípios que fazem parte da rota”, destacou.
O secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, reforçou a importância do engajamento das cidades: “Entramos agora em uma nova etapa da Rota Turística Caminhos do Peabiru, em que os municípios passam a participar ativamente deste importante projeto, que desenvolverá o turismo, proporcionando mais empregos, renda e desenvolvimento à população dessas regiões”.
Expectativa para a audiência
A audiência pública será aberta ao público e deve marcar o início de uma nova fase do projeto, com a definição de metas, parcerias e investimentos. A Prefeitura aposta no encontro como um passo decisivo para consolidar a rota turística e transformar o Caminho de Peabiru em um atrativo que una história, cultura e economia local.

(Com informações Prefeitura Municipal de Altônia e caminhosdopeabiru.pr.gov.br)





