Alto Piquiri teve rompimento de terraços usados para conter a água das chuvas (Foto Fernando Ogura/AEN)
As fortes chuvas que atingiram o Paraná no fim de semana provocaram altos volumes de precipitação em diversas regiões do Estado, especialmente no Noroeste. Em Umuarama, o acumulado entre domingo (12) e as 7h desta segunda-feira (13) chegou a 100 milímetros, de acordo com a agrônoma Gabriela Leal Faria, do Departamento de Economia Rural (Deral).
Volumes semelhantes também foram registrados em Iporã (100 mm), Francisco Alves (92 mm) e Alto Piquiri (90 mm). Segundo Gabriela, a cultura da soja é a mais atingida pelas chuvas nesta momento.
Em Alto Piquiri, produtores relataram o rompimento de terraços, que são estruturas construídas para conter o escoamento das águas, o que causou erosões em áreas agrícolas. Os danos ainda estão sendo avaliados por técnicos do Deral.
O domingo de Dia das Crianças (12) foi marcado pela passagem de uma frente fria associada a um ciclone formado na altura do Uruguai, que espalhou chuvas intensas por boa parte do Estado. As precipitações mais fortes ocorreram em Cruzeiro do Iguaçu (154,4 mm), Quedas do Iguaçu (106,4 mm) e Altônia (102,4 mm).
A chuva deve se afastar gradualmente ao longo desta segunda-feira (13), segundo o Simepar, com previsão de trégua até quarta (15). As instabilidades, no entanto, devem retornar na quinta-feira (16), com novas tempestades e risco de ventos fortes.
De acordo com a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, uma massa de ar seco e frio deve provocar queda de temperatura em todo o Estado ainda nesta segunda. “Ao final da noite, esperam-se mínimas invertidas, especialmente na metade sul do Estado, com os menores valores em torno de 10°C”, afirmou.
Procure abrigo imediatamente em um local seguro e fechado, longe de janelas. Evite áreas com risco de alagamento, como ruas alagadas, córregos e pontes. Não se abrigue debaixo de árvores isoladas ou estruturas frágeis, como toldos, devido ao risco de raios e desmoronamentos.
Se estiver em casa, desconecte aparelhos elétricos e evite usar o telefone fixo. Se estiver dirigindo, pare o carro em local seguro e aguarde a tempestade passar, longe de áreas alagadas.
Mantenha-se informado por fontes confiáveis, como a Defesa Civil (telefones 199 e (44) 3906-1111), e siga as orientações das autoridades. A prevenção é a melhor proteção.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais