Umuarama

Chuvas de 100 mm em Umuarama elevam alerta; Alto Piquiri registra erosões em lavouras

As fortes chuvas que atingiram o Paraná no fim de semana provocaram altos volumes de precipitação em diversas regiões do Estado, especialmente no Noroeste. Em Umuarama, o acumulado entre domingo (12) e as 7h desta segunda-feira (13) chegou a 100 milímetros, de acordo com a agrônoma Gabriela Leal Faria, do Departamento de Economia Rural (Deral).

Volumes semelhantes também foram registrados em Iporã (100 mm), Francisco Alves (92 mm) e Alto Piquiri (90 mm). Segundo Gabriela, a cultura da soja é a mais atingida pelas chuvas nesta momento.

Em Alto Piquiri, produtores relataram o rompimento de terraços, que são estruturas construídas para conter o escoamento das águas, o que causou erosões em áreas agrícolas. Os danos ainda estão sendo avaliados por técnicos do Deral.

O domingo de Dia das Crianças (12) foi marcado pela passagem de uma frente fria associada a um ciclone formado na altura do Uruguai, que espalhou chuvas intensas por boa parte do Estado. As precipitações mais fortes ocorreram em Cruzeiro do Iguaçu (154,4 mm), Quedas do Iguaçu (106,4 mm) e Altônia (102,4 mm).

A chuva deve se afastar gradualmente ao longo desta segunda-feira (13), segundo o Simepar, com previsão de trégua até quarta (15). As instabilidades, no entanto, devem retornar na quinta-feira (16), com novas tempestades e risco de ventos fortes.

De acordo com a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, uma massa de ar seco e frio deve provocar queda de temperatura em todo o Estado ainda nesta segunda. “Ao final da noite, esperam-se mínimas invertidas, especialmente na metade sul do Estado, com os menores valores em torno de 10°C”, afirmou.

Como agir em tempestades

Procure abrigo imediatamente em um local seguro e fechado, longe de janelas. Evite áreas com risco de alagamento, como ruas alagadas, córregos e pontes. Não se abrigue debaixo de árvores isoladas ou estruturas frágeis, como toldos, devido ao risco de raios e desmoronamentos.

Se estiver em casa, desconecte aparelhos elétricos e evite usar o telefone fixo. Se estiver dirigindo, pare o carro em local seguro e aguarde a tempestade passar, longe de áreas alagadas.

Mantenha-se informado por fontes confiáveis, como a Defesa Civil (telefones 199 e (44) 3906-1111), e siga as orientações das autoridades. A prevenção é a melhor proteção.

Rudson de Souza

Recent Posts

Cinco vereadores de Curitiba deixam Câmara após vitória como deputados nas urnas

Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…

4 minutos ago

Veja os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná; Umuarama fica com dois suplentes

Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…

33 minutos ago

Veja quem são os 30 deputados federais eleitos para representar o Paraná, em Brasília

O Paraná definiu neste domingo (4) os 30 deputados federais que representarão o Estado na…

55 minutos ago

Anvisa aprova novo medicamento para tratar doença rara de Fabry

Elfabrio é destinado a adultos e atua substituindo uma enzima cuja deficiência pode provocar problemas…

1 hora ago

Nem Requião pai nem Beto Richa: ex-governadores fracassam na tentativa de voltar a Brasília

Dois ex-governadores do Paraná que tentavam cadeiras no Congresso, em Brasília, saíram frustrados nas eleições…

1 hora ago

Passageira de moto morre após acidente na PR-444; carro foge do local

Uma mulher morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na manhã de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais