Sargento Mariano recebe a Medalha de Humanidade das mãos do Comandante-Geral do CBMPR, Cel. QOBM Antônio Geraldo Hiller Lino - Fotos: Arquivo pessoal
O 3º Sargento do Corpo de Bombeiros de Umuarama, Willian Alexandre Mariano, recebeu a Medalha da Humanidade pelo ato de heroísmo durante o salvamento de seu parceiro. O Sargento Mariano integra a equipe da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Umuarama. A corporação entregou a homenagem durante a solenidade de aniversário de 113 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, na última quarta-feira (8), em Curitiba.
O fato que motivou a homenagem aconteceu em 26 de fevereiro de 2021 durante a Operação Verão no litoral do Estado. Os Sargentos Kuniski e Mariano trabalhavam no Posto de Guarda-Vidas (PGV) Mar Doce, no balneário de Coroados, praia de Guaratuba.
Uma tempestade com muitas descargas elétrica se aproximava da praia e os dois bombeiros retiraram todos os banhistas que estavam na água e na areia. Em seguida, os dois se recolheram ao PGV.
Por volta das 11h um raio atingiu o posto e o Sargento Kuniski entrou em parada cardiorrespiratória. Apesar de ter ficado paralisado da cintura para baixo, Mariano se arrastou e pediu socorro pelo rádio. “Depois me virei e fiquei sentado ao lado dele, que estava caído no chã. De pronto iniciei as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, enquanto esperava o apoio chegar. Após alguns minutos de massagem ele retornou, com a fala desconexa”, lembra o bombeiro.
Mariano acrescenta: “Nisso, chegou o apoio e o helicóptero também. O médico da aeronave fez os procedimentos para estabilizar ele e encaminhar para o hospital regional de Paranaguá. Enquanto isso, eu fui atendido pela nossa ambulância e encaminhado para o PA de Guaratuba”.
O bombeiro de Umuarama permaneceu internado somente até a noite daquele dia. Ele lembra que demorou 15 dias para voltar a andar bem. “Enquanto ele ficou em coma induzido por três dias e recobrando a consciência no quarto dia. Ele ficando mais nove no quarto do hospital e, para se recuperar totalmente, levou mais de 40 dias”, relembra.
A data do incidente não sairá da memória dos sargentos, pois eles têm motivos de sobra para comemorar a ‘nova oportunidade’ de viver. “Esse ano fez 4 anos da nossa nova data de aniversário”, afirmou Mariano. Meses após o acidente, Kuniski esteve com o comando do CBMP e falou sobre o fato (veja aqui).
O 3° Sargento QPBM William Alexandre Mariano nasceu em 17 de outubro de 1980 na cidade de Umuarama. A união com Eliza Bruna da Guia Ortiz Mariano resultou em dois filhos: Enzo Gabriel Mariano e Maria Eduarda Mariano.
No entanto, antes de ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, serviu na Força Aérea Brasileira (FAB) por 4 anos. Porém, deixou a FAB e ingressou na Escola de Formação de Praças em 12 de janeiro de 2004. A formação ocorreu cerca de oito meses depois. Atualmente, Mariano comemora 23 anos de serviço do Corpo de Bombeiros, sendo que há 4 anos optou por retornar para sua cidade natal.
A Medalha de Humanidade da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi instituída pela Lei nº 2.744, de 31 de março de 1930. O Governador do Estado concede a honraria através de decreto. O objetivo é homenagear o Policial Militar e Bombeiro Militar que, no cumprimento do dever, praticar um ato de heroísmo para salvar a vida de outra pessoa.
A medalha em ouro possui formato elíptico. No verso possui o Escudo do Paraná ao centro, vinte e três estrelas circundantes e as inscrições ‘Estado do Paraná’ e ‘Humanidade’. Além disso, no reverso tem a heráldica ‘O Paraná a seus heróis’.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais