Sindicato dos Bancários promove paralisação em agências da Caixa em Umuarama
Ato faz parte de mobilização nacional que contesta proposta da Caixa Econômica sobre o aumento no custeio do plano Saúde Caixa
Empregados da Caixa Econômica Federal realizaram, nesta quinta-feira (9), uma paralisação nacional em protesto contra o aumento considerado abusivo no custeio do plano de saúde oferecido pelo banco público. Em Umuarama, o Sindicato dos Bancários organizou a manifestação nas duas agências da instituição — localizadas nas avenidas Castelo Branco e Londrina —, retardando a abertura até as 11h30.
De acordo com Wilson de Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Umuarama, as negociações com a direção da Caixa ocorrem há mais de trinta dias para a renovação do Acordo Coletivo que regulamenta o Saúde Caixa, plano de assistência médica dos empregados. Em reunião realizada na segunda-feira (6), a direção apresentou uma proposta que, segundo os sindicatos, aumenta de forma desproporcional a participação dos trabalhadores no custeio do plano.
Ainda segundo o dirigente, a proposta foi recusada de imediato por inviabilizar a permanência de muitos empregados no programa. A Caixa, no entanto, não compareceu à reunião de negociação marcada para o dia seguinte, reagendando o encontro para esta sexta-feira (10).
Diante do impasse, os sindicatos decidiram realizar atos e paralisações em todo o país para pressionar a Caixa Econômica a apresentar uma proposta mais equilibrada. “A mobilização é necessária para garantir um plano de saúde justo e acessível para todos os empregados”, afirmou Wilson de Souza.





