Alunos de escolas estaduais recebem palestras de Educação Financeira do Sicoob
Os estudantes aprendem sobre a importância da educação financeira
Um projeto da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo (UDC) e do Instituto Sicoob tem levado conhecimento a centenas de alunos da rede estadual de ensino. A parceria entre a cooperativa financeira e o coordenador de cursos é responsável por apresentar aulas e palestras sobre Educação Financeira a estudantes do Ensino Médio Integrado do Núcleo Regional de Educação de Umuarama.
Entre outros temas, os estudantes aprendem sobre a importância da educação financeira, de fazerem cursos e conseguirem certificações para que tenham portas abertas no mercado de trabalho. “Enfatizamos os benefícios que têm as pessoas dedicadas e preparadas; aonde os que se dedicam à construção da carreira podem chegar e a possibilidade de conquistarem uma vaga como colaborador do Sicoob Arenito”, relata Lilian Carla Firmino Monteiro, gerente da agência da avenida Padre José Germano Neto Junior.
Ela conta que os alunos recebem orientações de formação de currículo e do correto uso das redes sociais para uma maior assertividade profissional. “Procuramos repassar exemplos reais do dia a dia e sobre nossa experiência profissional. Os estudantes têm demonstrado muito interesse, apresentando perguntas criativas em busca de entendimento e crescimento pessoal”, informa.
Adolescentes e jovens procuram saber sobre cursos e certificações que a área financeira tem buscado, como se portar numa entrevista, a importância do uso correto das redes sociais e da correta utilização de cartão/limite de conta. “Falamos também sobre os riscos de concederem ‘empréstimo de nomes’ a terceiros, afinal preservar o nome e o CPF é algo importantíssimo”, afirma.
Valor da parceria
O professor Luiz Alvino, coordenador de cursos nos colégios Tiradentes e Bento Mossurunga, foi o responsável pelo estabelecimento da parceria com o Sicoob Arenito. Ele avalia que as palestras sobre Educação Financeira são responsáveis por transformar não só os estudantes como também seus familiares. “À medida que compartilham conhecimento, eles crescem e ganham estrutura para a vida profissional – e também pessoal”, garante.
Ele considera a parceria de grande valia para os estudantes, que aprendem com especialistas sobre o tema Educação Financeira. “Desde 2024, mais de 250 alunos já tiveram a oportunidade de participar das palestras com profissionais do Sicoob Arenito, além de também terem realizado visitas às agências da cooperativa, importantes para estimular o desejo de se prepararem para o mercado de trabalho tendo exemplos de sucesso. Esta é realmente uma parceria de sucesso”, analisa.










