“Cooperativa Mirim Sicoob Arenito” contempla dois municípios
Agora já são quatro unidades em atuação, levando conhecimento prático sobre cooperativismo a crianças e adolescentes
Um dos projetos de maior destaque coordenado pela divisão de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Arenito, o Programa Cooperativa Mirim, acaba de contemplar mais dos municípios da região: Tapira e Tuneiras do Oeste. Agora já são quatro unidades em atuação, levando conhecimento prático sobre cooperativismo a crianças e adolescentes.
Em Tapira, a Cooperativa Mirim foi constituída no dia 15 de setembro no Colégio Cívico Militar Presidente Castelo Branco, com a participação de alunos do 7º ao 9º ano, que vão desenvolver o projeto ‘Cooperativa Castelo de Flores’, com a implantação de uma estufa para o cultivo de flores e suculentas. “Os alunos terão todo suporte para que o projeto seja uma fonte de aprendizado tanto sobre a produção sustentável de plantas quanto as possibilidades de distribuição à comunidade”, detalha Geovana Carmo da Cunha, analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Arenito.
Ela conta que o ‘Castelo de Flores’ teve início em maio e foi idealizado pelos próprios alunos, que contaram com o apoio da diretora Viviane Maia Ribeiro. “Os participantes terão Edvano Duarte de Souza como professor orientador no desenvolvimento das atividades, que reforçam o compromisso do Sicoob Arenito com a transformação social por meio da educação”, registra Geovanna.
Em Tuneiras
Em Tuneiras do Oeste o Programa Cooperativa Mirim foi constituído oficialmente no dia 16 de setembro, com o nome ‘Cooperativa Cooperoeste’ e será realizado por crianças e adolescentes de 8 a 17 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da prefeitura. “O projeto teve início em maio e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o trabalho escolhido foi a estruturação de uma horta comunitária”, relata Claudio Neves Pereira, professor orientador do programa.
Segundo Pereira, trata-se de um importante investimento para levar conhecimento sobre o poder transformador do cooperativismo na educação. “Estamos muito empolgados com os trabalhos e agradecemos ao Sicoob Arenito, ao secretário Genival Alves de Lima e à técnica responsável pelo SCFV, Adriana Bezerra. Seguramente o projeto será um sucesso”, afirma.











