Incêndio na Estrada Beija-Flor exigiu ação rápida de militares (Foto PMPR)
Um incêndio em entulhos e material reciclável mobilizou equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na tarde desta terça-feira (7), na Estrada Beija-Flor, zona rural de Umuarama.
De acordo com a PM, os policiais foram acionados por volta das 17h, após moradores perceberem a propagação rápida do fogo em uma área tomado por mato seco, lixo e restos de materiais recicláveis.
O temor era de que as chamas alcançassem casas próximas, o que levou a uma mobilização imediata das forças de segurança e até de moradores próximos.
A princípio, os militares chegaram a receber o chamado de que uma casa estaria queimando, o que não se confirmou.
Antes mesmo da chegada dos bombeiros, policiais usaram pequenos baldes de água e utensílios improvisados para tentar conter o avanço do fogo.
A ação ajudou a amenizar o incêndio até a chegada da equipe especializada, que realizou o rescaldo e o controle completo das chamas. O Corpo de Bombeiros destacou que não houve ameaça a residências.
A causa do incêndio ainda será apurada, mas a PM lembra que provocar fogo em lixo, vegetação ou terrenos baldios é crime ambiental, previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A pena pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa.
O estado do Maranhão ultrapassou o Mato Grosso como unidade federativa com maior número de registros de queimadas no país este ano, com 11.511 focos até hoje, e queda de 4% em relação ao total de focos de 2024.
O estado é, dentre os grandes em número de focos, o único que não apresentou queda relevante este ano, com variação praticamente nula desde 2022 e possibilidade de aumento em relação aos últimos três anos.
Destaque negativo no ano passado, o Mato Grosso teve diminuição de 80% dos focos, mas ainda é o segundo da lista, com 9.399 focos em 2025.
Terceiro com mais registros, o Tocantins (8.849 focos) teve queda de 42%.
Até outubro o Brasil registrou 81.374 focos de queimadas, queda de 62% em relação a 2024 e o valor mais baixo da década.
(Os dados são do portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais