Foto ilustrativa: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Equipes da Polícia Militar (PM) de Umuarama salvaram uma bebê recém-nascida que estava sem sinais vitais, possivelmente devido a um engasgo. A situação aconteceu por volta da meia-noite deste domingo (5) no Jardim Beira Rio – região do bairro São Cristóvão. A criança tem apenas 4 dias de vida.
De acordo com nota divulgada pela PM, o 25º Batalhão (25º BPM) recebeu uma solicitação para prestar apoio na ocorrência. As informações indicavam que a recém-nascida não apresentava sinais vitais e não estava respirando.
As equipes RPA Centro e RPA Sul se deslocaram até o endereço da família. Ao chegarem, um familiar entregou a menina a um policial, que constatou a ausência de respiração. Imediatamente o militar iniciou as manobras de reanimação, conhecidas como Manobras de Heimlich. Logo em seguida o PM obteve êxito em restabelecer os sinais vitais da recém-nascida.
A equipe do Samu chegou ao local e os socorristas iniciaram o atendimento à criança. Posteriormente, com a recém-nascida já estabilizada, os profissionais do Samu a encaminharam para o Hospital Norospar. Na unidade ela recebeu atendimento médico. OBemdito solicitou informações a respeito do estado de saúde da criança à assessoria do Hospital Norospar e aguarda o retorno.
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros fundamental para salvar vidas em situações de engasgamento, onde as vias aéreas são obstruídas por um corpo estranho. Esta intervenção rápida e eficaz envolve a aplicação de compressões abdominais firmes e ascendentes, logo abaixo do diafragma, com o objetivo de criar uma pressão que expulse o objeto causador da asfixia.
Reconhecida mundialmente, a manobra pode ser realizada em adultos, crianças e, em casos extremos, até mesmo pela própria vítima. Seu domínio é crucial para qualquer cidadão, transformando-o em um potencial herói em momentos de emergência e contribuindo significativamente para a segurança e bem-estar da comunidade.
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…
Um vídeo que mostra a expressão espontânea de uma bebê ‘fofoqueira’ de Cruzeiro do Oeste…
Este site utiliza cookies
Saiba mais