Fotos: Assessoria PMU
O último trecho da Estrada Pioneiro, que liga Umuarama ao distrito de Lovat (por meio da PR-482), recebeu pavimentação asfáltica nesta semana. A Prefeitura executou o serviço através da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos. A finalização ocorreu dentro da expectativa inicial de 70 dias. A próxima etapa é a sinalização viária, a ser implantada nas próximas semanas.
A obra começou em 21 de julho e contemplou os 3,5 km da Estrada Pioneiro que ainda estavam em leito natural. Trata-se de um novo modelo de gestão da infraestrutura que a administração municipal implantou. A pavimentação de estradas acontece sem custos para os produtores e moradores da zona rural.
O prefeito Fernando Scanavaca lançou o sistema que aproveita equipe própria da Secretaria de Obras e maquinário do município. Além disso, utiliza recursos obtidos a fundo perdido, economias do caixa próprio da Prefeitura e também a devolução de sobras de recursos destinados ao Legislativo. Para tanto, os vereadores autorizaram a antecipação dos valores para executar a obra na Estrada Pioneiro.
“Com equipe própria e maquinário, conseguimos fazer o serviço com custo bem reduzido. Gastamos apenas na compra do material. Temos capacidade de fazer asfalto com agilidade e qualidade, praticamente com a metade do preço de um serviço feito por terceirizados”, explicou o prefeito. A pavimentação da Pioneiro custou cerca de R$ 1,7 milhão.
O secretário de Obras, Renato Caobianco, acrescentou que, com o asfalto, as propriedades rurais da Estrada Pioneiro terão acesso facilitado ao distrito de Lovat. Bem como, também ao perímetro urbano de Umuarama, sem a necessidade de transitar pela rodovia PR-323.
A via, também chamada ‘Estrada Velha de Lovat’, é muito utilizada ainda para atividades esportivas, como corridas, caminhadas e ciclismo. Os proprietários rurais atendidos com a melhoria estão plantando grama nas laterais da estrada, na testada de suas propriedades, o que vai ajudar na conservação do asfalto e no embelezamento do trajeto.
(Informações: Assessoria PMU)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais