Paraná

Paranaenses voltam à Ucrânia com bebê para atuarem como voluntários na guerra

Os paranaenses Gustavo Ostrowski, de 22 anos, e Adriane Marschall Pereira, de 21, voltam à Ucrânia acompanhados do filho bebê de três meses, nascido em Santa Helena, no oeste do Paraná. O casal se conheceu em 2024, quando atuava como combatente voluntário no exército ucraniano.

Gustavo e Adriane retornaram no último dia 27 de setembro. Eles permaneceram no país europeu de junho a dezembro de 2024, período em que Adriane engravidou. Em janeiro de 2025, voltaram ao Brasil para aguardar o nascimento do bebê, em julho, mas decidiram retornar à Ucrânia menos de três meses após o parto.

Desta vez, apenas Gustavo vai se voluntariar novamente, mas não na linha de frente. Segundo o jovem, ele deve integrar operações com drones e também pode atuar no treinamento de soldados. “Sinto saudades da guerra, quero voltar para as missões. Vai ser uma experiência nova”, afirmou.

Adriane explicou que ela e o filho vão permanecer em uma cidade considerada segura, longe das zonas de combate. “Quero criar meu filho em algum lugar tranquilo enquanto o Gustavo participa das missões”, disse.

Natural de Santa Helena, Gustavo se voluntariou em janeiro de 2024. Seis meses depois, Adriane, de Santa Tereza do Oeste, viajou para encontrá-lo e também se alistou, apesar de não ter experiência em conflitos. Pouco antes de ser enviada ao front, descobriu a gravidez e passou a atuar como intérprete para famílias de soldados, até o casal de parananenses voltar da Ucrânia em janeiro de 2025 devido ao bebê.

O Ministério das Relações Exteriores informou que não recomenda a participação de brasileiros em forças militares estrangeiras e alerta para os riscos. A pasta reforça que, em casos assim, a assistência consular é limitada.

(Com informações TN Online)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

9 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

30 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

56 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais