Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Venezuela antecipou o Natal para o mês de outubro deste ano, por decreto do presidente Nicolás Maduro. O anúncio havia sido feito em setembro, quando o governante afirmou que a medida tem como objetivo “defender a felicidade” e estimular a economia, o comércio e a cultura do país.
A mudança foi decretada pela primeira vez em 2013, em meio a um cenário de crise econômica. Na ocasião, o governo adiantou feiras natalinas com a venda de presentes e produtos típicos da ceia em meio à escassez de itens básicos. Desde então, a prática foi repetida em diferentes anos, incluindo 2024. No ano passado, bispos criticaram a medida, alegando que as comemorações religiosas não devem ser usadas como instrumento político.
No discurso deste ano, Maduro declarou que o país viverá a festa com “alegria, comércio, atividade, cultura, canções natalinas e gaitas de fole”. A medida ocorre enquanto aumentam as tensões entre Caracas e Washington. Recentemente, os Estados Unidos atacaram embarcações venezuelanas no Mar do Caribe, enquanto a Venezuela mobiliza milhares de milicianos em treinamentos militares.
Durante pronunciamento televisionado, Maduro afirmou estar pronto para declarar estado de emergência caso o país seja atacado pelos EUA. O governo norte-americano acusa o líder venezuelano de envolvimento com o narcotráfico e dobrou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à sua prisão. Maduro nega as acusações.
Leia mais: Venezuelano perde R$ 9 mil em golpe de falso anúncio de carro em Francisco Alves
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais