Foto: Assessoria PMU
Um projeto abrangente, realizado de março a setembro com foco na importância da alimentação saudável e da sustentabilidade, movimentou crianças do Berçário ao Infantil 5 do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tarsila do Amaral, no Conjunto Sonho Meu. A iniciativa foi considerada um sucesso por sua abordagem integrada e pela participação ativa da comunidade escolar.
No projeto de educação alimentar e ambiental as crianças aprenderam sobre alimentos saudáveis, o cultivo de hortaliças (horta suspensa com cebolinha e salsinha), ervas medicinais (jardim sensorial), compostagem e a redução do consumo de produtos industrializados.
O projeto reforçou a importância dos ‘mil dias’ de vida da criança e os benefícios de uma dieta equilibrada, com orientações claras sobre o consumo de açúcar. Promoveu também a conexão das crianças com a natureza e a compreensão do ciclo dos alimentos, incentivando práticas ecológicas como a compostagem.
“As crianças foram as verdadeiras protagonistas, engajadas em todas as atividades, desde o plantio e cultivo até a culinária e o piquenique, no encerramento, quando os pais e familiares levaram frutas diversas e higienizadas, demonstrando engajamento e apoio familiar ao aprendizado das crianças”, destacou a secretária da Educação, Letícia Labiak Pereira.
As nutricionistas Anaysa Borges Soares, Adriela Albino Rydlewski Ito e Geovana Smiderle Hornburg, da merenda escolar do município, deram suporte aos professores e palestras para pais e crianças, detalhando o cardápio, a importância da nutrição na primeira infância e tirando dúvidas.
O apoio da secretária Letícia Labiak, da coordenadora pedagógica Katia Azevedo e da professora Michela Tanaka foi decisivo para o desenvolvimento e o sucesso do projeto. Agricultores trouxeram conhecimentos práticos sobre agricultura orgânica e compostagem, enriquecendo a experiência das crianças, e as merendeiras prepararam receitas saudáveis e saborosas, seguindo as orientações nutricionais.
“Os professores foram os condutores do projeto, com criatividade e entusiasmo, mediando o aprendizado e garantindo que cada etapa fosse significativa para as crianças, acrescentou a coordenadora Kátia Azevedo.
Para a diretora Márcia Tiago de Sá, o projeto é um exemplo inspirador da colaboração entre escola, família e comunidade para gerar resultados extraordinários na formação das crianças. A coordenadora pedagógica Analu Aparecida Lourenço da Cunha Ribeiro reforçou que a iniciativa demonstra compromisso com a educação integral e o bem-estar infantil.
No final, além de socializarem com seus filhos e professores no piquenique das frutas, as famílias levaram para casa sal temperado com ervas cultivadas no CMEI e um folder explicativo com QRCode para acessar mais informações sobre cuidado na primeira infância.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais