Foto: Assessoria PMU
Um projeto abrangente, realizado de março a setembro com foco na importância da alimentação saudável e da sustentabilidade, movimentou crianças do Berçário ao Infantil 5 do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tarsila do Amaral, no Conjunto Sonho Meu. A iniciativa foi considerada um sucesso por sua abordagem integrada e pela participação ativa da comunidade escolar.
No projeto de educação alimentar e ambiental as crianças aprenderam sobre alimentos saudáveis, o cultivo de hortaliças (horta suspensa com cebolinha e salsinha), ervas medicinais (jardim sensorial), compostagem e a redução do consumo de produtos industrializados.
O projeto reforçou a importância dos ‘mil dias’ de vida da criança e os benefícios de uma dieta equilibrada, com orientações claras sobre o consumo de açúcar. Promoveu também a conexão das crianças com a natureza e a compreensão do ciclo dos alimentos, incentivando práticas ecológicas como a compostagem.
“As crianças foram as verdadeiras protagonistas, engajadas em todas as atividades, desde o plantio e cultivo até a culinária e o piquenique, no encerramento, quando os pais e familiares levaram frutas diversas e higienizadas, demonstrando engajamento e apoio familiar ao aprendizado das crianças”, destacou a secretária da Educação, Letícia Labiak Pereira.
As nutricionistas Anaysa Borges Soares, Adriela Albino Rydlewski Ito e Geovana Smiderle Hornburg, da merenda escolar do município, deram suporte aos professores e palestras para pais e crianças, detalhando o cardápio, a importância da nutrição na primeira infância e tirando dúvidas.
O apoio da secretária Letícia Labiak, da coordenadora pedagógica Katia Azevedo e da professora Michela Tanaka foi decisivo para o desenvolvimento e o sucesso do projeto. Agricultores trouxeram conhecimentos práticos sobre agricultura orgânica e compostagem, enriquecendo a experiência das crianças, e as merendeiras prepararam receitas saudáveis e saborosas, seguindo as orientações nutricionais.
“Os professores foram os condutores do projeto, com criatividade e entusiasmo, mediando o aprendizado e garantindo que cada etapa fosse significativa para as crianças, acrescentou a coordenadora Kátia Azevedo.
Para a diretora Márcia Tiago de Sá, o projeto é um exemplo inspirador da colaboração entre escola, família e comunidade para gerar resultados extraordinários na formação das crianças. A coordenadora pedagógica Analu Aparecida Lourenço da Cunha Ribeiro reforçou que a iniciativa demonstra compromisso com a educação integral e o bem-estar infantil.
No final, além de socializarem com seus filhos e professores no piquenique das frutas, as famílias levaram para casa sal temperado com ervas cultivadas no CMEI e um folder explicativo com QRCode para acessar mais informações sobre cuidado na primeira infância.
(Assessoria PMU)
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
Este site utiliza cookies
Saiba mais