Política

Protestos contra PEC da Blindagem e anistia a condenados mobilizam cidades em todo o país

Atos contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a condenados por tentativa de golpe acontecem neste domingo (21) em pelo menos 30 cidades e 22 capitais do país. A mobilização busca alertar a população sobre os riscos de impunidade para parlamentares, sobretudo após aprovação do projeto pela Câmara na última terça-feira (16).

A PEC, apelidada por críticos de “PEC da Bandidagem”, dificulta a abertura de processos criminais contra deputados e senadores. Pelo texto aprovado, qualquer investigação depende de autorização da maioria absoluta do Congresso, com prazo de 90 dias para decisão. Defensores alegam que a medida restabelece prerrogativas constitucionais de 1988 e combate o que chamam de abusos do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda assim, opositores consideram a proposta um retrocesso, retornando a regras anteriores a 2001. Movimentos de combate à corrupção afirmam que a PEC visa proteger parlamentares de investigações em curso sobre desvios de emendas parlamentares e outros crimes graves.

Além da PEC, os atos criticam a proposta de anistia que beneficiaria, entre outros, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos de prisão. A mobilização reúne integrantes da base do governo no Congresso, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade civil.


Em Brasília, o protesto ocorreu às 10h na frente do Museu Nacional, com show de Chico César. Belo Horizonte recebeu o ato na Praça Raul Soares às 9h. Em São Paulo, a concentração será no Masp, na Avenida Paulista, às 14h.

No Rio de Janeiro, Copacabana sediará manifestação com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, a partir das 14h, em trio elétrico. Outros artistas confirmados incluem Djavan, Maria Gadú, Os Garotin e Marina Sena.

No Paraná, o ato ocorrerá em Curitiba, na Boca Maldita, às 14h. As manifestações são convocadas por coletivos como Frente Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular e Central de Movimentos Populares, com ampla divulgação nas redes sociais.

Após aprovação em dois turnos na Câmara, a PEC seguirá ao Senado, onde deve enfrentar resistência. O presidente da CCJ do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), manifestou indignação e afirmou ter posição contrária à proposta nas redes sociais.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

24 minutos ago

Homem fica gravemente ferido após ataque com facão em Pérola

Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…

54 minutos ago

Umuarama se despede de Altamiro Vieira, servidor público aposentado e exemplo de retidão

Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…

10 horas ago

Vídeo de bebê ‘fofoqueira’ de Cruzeiro do Oeste viraliza e tem repercussão nacional

Um vídeo que mostra a expressão espontânea de uma bebê ‘fofoqueira’ de Cruzeiro do Oeste…

11 horas ago

Morador de Perobal ameaça pessoas com faca, tenta agredir homem e acaba preso

Um caso de ameaça ocorreu na tarde deste sábado (17) no município de Perobal. Na…

13 horas ago

Homem é preso após furtar pertences de veículo e fazer compras com cartões da vítima

A Polícia Militar (PM) de Umuarama prendeu um homem que furtou pertences de dentro de…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais