Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Nova diretriz estabelece que pressão 12 por 8 é considerada indicador de pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

Foto: Governo do Paraná
Nova diretriz estabelece que pressão 12 por 8 é considerada indicador de pré-hipertensão
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 20 de setembro de 2025 às 19h04 - Modificado em 20 de setembro de 2025 às 19h04

Uma nova diretriz brasileira de manejo da pressão arterial passa a considerar a aferição 12 por 8 não mais como pressão normal, mas como indicador de pré-hipertensão. O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.

De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, a reclassificação tem como objetivo identificar precocemente indivíduos em risco. Além disso, tem como objetivo incentivar intervenções mais proativas e não medicamentosas. Dessa forma, é possível prevenir a progressão do quadro de hipertensão dos pacientes.

A partir de agora, portanto, para que a aferição passe a ser considerada pressão normal, ela precisa ser inferior a 12 por 8. Valores iguais ou superiores a 14 por 9 permanecem sendo considerados quadros de hipertensão em estágios 1, 2 e 3. No entanto, isso depende da aferição feita pelo profissional de saúde em consultório.

Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia avaliou o documento como fundamental no sentido de orientar a prática clínica de cardiologistas em todo o país. “Atualização essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, postou a entidade.

Leia também: Remédio poderá ser vendido em supermercados, aprova CAS do Senado.

(Informações: Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.