Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Onça-parda é flagrada em chácara de Umuarama após sumiço de galinhas e pintinhos; com vídeo

Ataques recentes em Perobal mataram 20 carneiros em três meses

Onça-parda é flagrada em chácara de Umuarama após sumiço de galinhas e pintinhos; com vídeo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 19 de setembro de 2025 às 14h30 - Modificado em 19 de setembro de 2025 às 14h31

Uma onça-parda (Puma concolor) foi registrada na madrugada desta sexta-feira (19), à 00h50, circulando pela região da Estrada Jaborandi, na zona rural de Umuarama. O flagrante ocorreu na Chácara São José, depois que moradores notaram o desaparecimento de aves no local.

“Passamos a monitorar por meio das câmeras de segurança por achar que poderiam ser os cachorros de vizinhos e nos deparamos com essa surpresa”, disse Luzia Leme da Silva, filha do proprietário. “E hoje cedo minha mãe comentou que havia sumido uma das galinhas com seis pintinhos.”

Outros casos na região

Na semana passada, um vídeo que circula nas redes sociais mostrou uma onça-pintada (Panthera onca) caminhando em meio a uma plantação próxima ao entroncamento da PR-323 com a PR-477, na região entre Umuarama e Cruzeiro do Oeste. A gravação, feita na tarde de quarta-feira (27), foi registrada por trabalhadores rurais.

Design Sem Nome (2)

Segundo o técnico ambiental Vilson Simplício dos Santos, do IAT, as aparições e ataques de felinos têm se tornado mais frequentes. Em Perobal, cidade vizinha, uma propriedade rural registrou a morte de cerca de 20 carneiros em três meses. Apenas no último fim de semana, quatro animais foram abatidos.

Motivos dos ataques

Santos explica que os ataques são consequência das queimadas do último ano, que reduziram as presas naturais das onças. O técnico acrescenta que, nesta época, as fêmeas costumam ter filhotes, aumentando a necessidade de alimento. Há também registros de filhotes que começam a ser treinados para caçar pelas mães.

O Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama confirmou que foi acionado para acompanhar a situação. O gerente regional, Luiz Carlos Cardoso, informou que equipes serão mobilizadas para monitorar o animal.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.