Paraná

Adapar reforça fiscalização no Noroeste contra greening e deriva de agrotóxicos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) intensificou nesta semana ações de fiscalização no Noroeste do Estado. As operações “Big Citros” e “Agro +” reuniram 18 equipes, compostas por 35 fiscais e assistentes de fiscalização, nos municípios de Paranavaí, Alto Paraná, Nova Esperança e Uniflor. O objetivo foi reforçar a vigilância nos pomares de citros, além de orientar os produtores sobre a aplicação correta de agrotóxicos.

A Operação Big Citros concentrou esforços no combate ao greening, principal doença que afeta plantas cítricas no mundo. Durante as inspeções, foram verificadas plantas com sintomas da doença, bem como a presença do inseto vetor, o psilídeo Diaphorina citri. Também se avaliou se armadilhas estavam sendo utilizadas e se as recomendações técnicas de controle eram seguidas.

“Durante as inspeções, verificamos plantas com sintomas, a presença do inseto em diferentes fases e se os produtores estão utilizando armadilhas e cumprindo as recomendações técnicas”, explica Caroline Garbuio, chefe da Divisão de Sanidade da Citricultura da Adapar.

Por sua vez, a Operação Agro + focou na inspeção de pulverizadores agrícolas. Simulações de aplicações foram realizadas para avaliar a calibração e o funcionamento dos equipamentos, reduzindo a deriva de agrotóxicos, que pode prejudicar lavouras vizinhas e a sericicultura da região.

Em julho, uma operação semelhante já havia sido realizada, com foco na aplicação eficiente de defensivos. “A iniciativa busca mitigar os problemas de deriva nas aplicações de agrotóxicos, garantindo mais segurança ao agricultor e ao meio ambiente”, afirmou Leandro Dadalt, chefe da Divisão de Controle de Agrotóxicos da Adapar.

As ações são complementares e fortalecem a sanidade e a viabilidade da citricultura paranaense. Segundo Paulo Brandão, chefe do Departamento de Sanidade Vegetal (Desv), “o trabalho conjunto de fiscalização e orientação contribui para reduzir riscos, preservar a produção e reforçar a confiança dos mercados na citricultura do Estado”.

(OBemdito com informações AEN)

Leia também: Expo Icaraíma promete noite memorável com show de Rionegro & Solimões

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais