Cida Borghetti é oficializada como pré-candidata ao governo do Paraná em 2026
A decisão foi tomada durante reunião da direção estadual do partido liderada por Ricardo Barros
O PP (Progressistas) oficializou Cida Borghetti como pré-candidata ao governo do Paraná nas eleições de 2026. A decisão foi tomada durante reunião da direção estadual do partido liderada por Ricardo Barros.
Segundo nota oficial, a inclusão do nome de Cida nas pesquisas eleitorais é fundamental para que a população tenha clareza sobre as alternativas que estarão em disputa no próximo pleito. Além disso, o partido anunciou que notificará institutos de pesquisa para inseri-la nos próximos levantamentos.
A estratégia do PP é um recado explícito a Sergio Moro, pré-candidato pelo União Brasil, e ao Palácio Iguaçu, bem como uma tentativa de evitar a debandada da bancada de deputados federais. A dispersão poderia enfraquecer ainda mais os planos do estrategista Ricardo Barros.
Recentemente, Moro assumiu a presidência do União Brasil no Paraná, fortalecendo sua pré-candidatura ao governo. Contudo, o PP não demonstra, até o momento, intenções de apoiar o ex-juiz da Lava Jato, mantendo o nome de Cida na disputa.
Caso o partido insista na pré-candidatura de Borghetti, a direção nacional da Federação União Progressista terá de decidir entre Moro e a ex-governadora. Essa indefinição se arrasta até as convenções partidárias e enfraquece as negociações políticas do time de Moro. Ainda assim, Ricardo Barros coloca um “bode na sala” da Federação, ao disputar espaço estratégico.
Além disso, a decisão do PP é um sinal ao Palácio Iguaçu e aos deputados federais do partido, que compartilham a rejeição à candidatura de Moro. Ao lançar Cida no cenário político de 2026, o PP atrapalha planos de Moro e indica uma aproximação ao governo de Ratinho Junior.
A relação entre o PP e Ratinho Junior tem se mantido tensa desde as eleições municipais de 2024. Ainda assim, a sinalização do PP dificilmente será suficiente para acalmar divergências internas, já que deputados federais demonstram interesse em migrar de partido na janela de 2026.
(OBemdito com informações Blog Politicamente)





