Paraná

Onça ataca bezerro em propriedade próxima ao Rio Goioerê

Uma moradora de uma propriedade nas proximidades do Rio Goioerê, próximo a Mariluz, perdeu um bezerro após um possível ataque de uma onça. Segundo ela, que não quis se identificar, o animal foi arrastado por cerca de 300 metros antes de ser devorado.

“Estou começando a criação de gado, tem alguns começando, mas o pessoal ali trabalha com gado de gorda. Tem uma criação grande ali próximo. Eu percebi porque tenho poucas cabeças”, contou.

A mulher relatou que encontrou o bezerro no meio da mata, próximo ao rio, e que o animal foi levado para dentro da vegetação. “Ela arrastou de dentro do pasto e levou para comer dentro da mata. A gente não sabe quanto vou perder, então fico preocupada”, explicou.

A família da moradora possui apenas algumas cabeças de gado, mas na região há propriedades com rebanhos muito maiores.

Segundo Luis Carlos Borges Cardoso, chefe do Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama, a região onde o animal foi visto é dividida entre dois municípios. “Mariluz é de responsabilidade do IAT de Umuarama, já Goioerê é Campo Mourão. Vamos levantar as informações e verificar a situação, mas na beira do rio é normal aparecer onça”, comentou.

O fiscal ambiental do IAT de Campo Mourão, Caetano da Silva, afirmou que avistamentos de onças têm se tornado mais comuns em todo o Paraná devido à preservação ambiental. “No Paraná todo acontecem visualizações e registros destes animais. Graças ao pessoal não fazer a matança, acaba aumentando as aparições. O pessoal comenta, no mato, no rio não tem como ficar retirando, ele chega a andar 50 km em uma noite”, disse.

Ele orientou que alguns cuidados podem ajudar a evitar perdas de animais. “À noite, prender os animais, colocar iluminação, usar dispersão sonora para evitar. Para mim não chegou nada, se tiver alguma informação, vamos fazer uma orientação”, recomendou.

Caetano destacou ainda que, caso haja denúncias de ataques, o IAT fará a verificação e tomará as ações necessárias para prevenir novos incidentes.

Leia também: ExpoSales 2025 traz rodeio, shows e entrada gratuita em Moreira Sales

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

3 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

4 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais