Umuarama

Norospar se manifesta após operação do Gaeco sobre médico ortopedista

O Hospital Norospar emitiu, nesta quarta-feira (10), uma nota se manifestando sobre a Operação Fratura Exposta, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrada hoje e que investiga um médico ortopedista em Umuarama. O caso envolve supostas irregularidades na conduta do profissional durante o atendimento a pacientes do SUS.

Segundo o Ministério Público (MPPR), a denúncia apura que o médico investigado delegaria a médicos residentes a realização de cirurgias pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para que ele fosse liberado para atender pacientes particulares em seu consultório.

Ainda segundo o MPPR, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de ordens judiciais de afastamento da função pública. As ordens judiciais, expedidas pela 2ª Vara Criminal de Umuarama, foram cumpridas na residência do médico, em um hospital e em uma clínica particular da cidade. Nos três locais, foram apreendidos celulares e materiais diversos, que serão periciados e poderão servir como elementos de prova.

Após a divulgação da operação, o Hospital Norospar emitiu uma nota sobre o caso, onde afirma que a operação é referente à conduta do médico, e não à administração do hospital. Leia abaixo na íntegra:

“A Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – NOROSPAR informa ter, nesta data, tomado conhecimento de operação realizada pelo Ministério Público em instituições de saúde de Umuarama.
Essa investigação, pelo que foi informado, diz respeito exclusivamente à atuação de um profissional médico que realiza procedimentos na instituição, não havendo qualquer relação direta com o Hospital Norospar ou sua administração.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência, a ética e o respeito às normas legais, permanecendo à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos.
Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar
Umuarama, 10 de setembro de 2025″.

Conduta do médico

Para o MPPR, as condutas do ortopedista, caso comprovadas ao final do processo, configuram crime, visto que ele era remunerado pelo SUS para realizar procedimentos cirúrgicos, mas não os realizava, a fim de atender pacientes particulares. Com isso, também eram prejudicados os pacientes que eram atendidos apenas por médicos em formação, sem a supervisão presencial de um especialista — o que é uma exigência do programa de residência. Veja o que diz o promotor de Justiça Guilherme Franchi da Silva Santos:

Residentes utilizados pelo ortopedista recebem apenas a bolsa-auxílio regular, não tendo pagamentos adicionais pelos procedimentos realizados. A prática ainda acaba por prejudicar a formação desses médicos residentes, que não tinham a orientação necessária durante os procedimentos e ficavam expostos a comportamentos, em tese, antiéticos e criminosos.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

1 hora ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

2 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

3 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

4 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

4 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais