Disputas exigem estratégia e precisão para eliminar o adversário da arena (Foto Ilustrativa/freepik)
O 1º Campeonato de Robótica e Programação Educacional (C.R.O.P.E.) começa nesta quarta-feira (10), às 13h30, no Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Umuarama. O torneio reunirá 200 alunos e professores, de 15 escolas da rede estadual localizadas nos 19 municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação (NRE).
Em comunicado de nota, a Regional de Educação de Umuarama destacou o caráter pedagógico e colaborativo da iniciativa. “O nosso campeonato é para colocar todo o esforço, a criatividade, o trabalho das equipes em prática. É uma disputa que vai estimular o aprendizado, a troca de experiência e o espírito de colaboração. Cada robô representa a dedicação da sua equipe”, afirmou a coordenação.
O evento terá duas categorias principais. Na Robô-Sumô, os estudantes devem construir robôs autônomos ou controlados remotamente que competem em uma arena circular de 1,2 metro de diâmetro. O objetivo é empurrar o adversário para fora do ringue em duelos que podem durar até três minutos. Equipes que não comparecerem em até um minuto após serem chamadas serão eliminadas.
Na categoria Seguidor de Linha, os robôs precisam percorrer um trajeto pré-definido no menor tempo possível, seguindo uma linha preta sobre fundo branco. Cada equipe terá direito a duas tentativas, valendo o melhor tempo. Nesta prova, os robôs devem ser totalmente autônomos, sem interferência humana.
Todos os robôs devem respeitar dimensões máximas de 23 cm x 21 cm x 15 cm e peso de até 800 gramas, incluindo bateria. É proibido o uso de materiais cortantes, substâncias químicas ou qualquer componente que possa danificar a arena ou os equipamentos adversários. O regulamento prevê penalidades em casos de conduta antidesportiva ou interferência externa.
As três melhores equipes de cada categoria receberão troféus. As cinco primeiras colocadas também serão premiadas com medalhas. Todos os participantes terão direito a certificado de participação.
As inscrições foram gratuitas e feitas por equipes de dois a quatro alunos matriculados em escolas estaduais da região. O envio de termo de autorização de imagem assinado pelos responsáveis foi obrigatório.
De acordo com a organização, o campeonato vai além da competição. A iniciativa busca aplicar conhecimentos de ciência, matemática, programação e engenharia, além de estimular habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe. “É também uma oportunidade de preparar os jovens para o mercado de trabalho e para carreiras em áreas estratégicas”, afirmou o NRE em nota.
A população está convidada a acompanhar a disputa, assistir às batalhas entre os robôs e torcer pelo talento da nova geração de inovadores.
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