Umuarama

Pimentel recorre à Justiça para manter reajuste dos servidores municipais

O prefeito interino de Umuarama Hermes Pimentel decidiu ingressar com ação na Justiça da Comarca para tentar garantir aos servidores municipais o recebimento do reajuste concedido em janeiro deste ano. Ocorre que após embate jurídico envolvendo o Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR) a questão da reposição salarial de servidores municipais foi parar no Supremo Tribunal Federal, tendo em vista a vigência da Lei Complementar Federal 173, de maio de 2020.

Surgida para facilitar a destinação de auxílio federal aos Estados e municípios, essa LC prevê, porém, limitações aos municípios, especialmente na concessão de benefícios (reajustes salariais, entre outros) para os servidores. Como o assunto havia ficado nas esferas inferiores, o TCE-PR entendeu que as Prefeituras poderiam pagar o reajuste da inflação ao conceder aumento no salário dos seus funcionários, sob a alegação que a Constituição Federal assegura a reposição inflacionária aos servidores públicos.

Quando a questão foi levada ao STF a decisão foi outra, prevalecendo o que define a LC 173. E o Supremo determinou ao TCE-PR que fizesse cumprir essa decisão, ordenando às Prefeituras suspender o pagamento do reajuste concedido no início deste ano. Foi essa imposição legal que levou o prefeito Hermes Pimentel a encaminhar projeto de lei à Câmara de Vereadores revendo o aumento dado no início do ano.

Entretanto, após reunião com a maioria dos vereadores e dirigentes do Sindicato dos Servidores Municipais, e por sugestão da Procuradoria Jurídica da Prefeitura, Pimentel decidiu pedir a devolução do referido projeto e ingressar na Justiça com uma ação judicial para tentar garantir que a Prefeitura continue pagando o reajuste concedido em janeiro.

“Se a Justiça determinar que a Prefeitura tem que retirar o reajuste dado em janeiro, seremos obrigados a atender, mas enquanto essa decisão não ocorrer, vamos garantindo o reajuste”, disse Pimentel, lembrando que a Lei Complementar 173 só vigora até 31 de dezembro deste ano.

(Assessoria PMU)

Marta Paula

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais