Paraná

Indústria no Paraná demite 400 funcionários em consequência ao “tarifaço”

A indústria BrasPine, responsável por produtos de madeira no Paraná, anunciou na última quarta-feira (3) que demitiu mais de 400 funcionários nos municípios de Jaguariúva e Telêmaco Borba. A decisão, segundo a empresa, ocorreu em decorrência das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Segundo a empresa, o impacto das medidas comerciais norte-americanas reduziu drasticamente a demanda, tornando inviável manter o atual quadro de empregados. A BrasPine afirmou que, além das demissões, adotou o regime de layoff para aproximadamente 1.100 colaboradores, que continuarão vinculados à empresa e passarão por capacitação profissional.

A companhia divulgou nota destacando que todos os benefícios dos trabalhadores em layoff serão mantidos e que o processo busca preservar a sustentabilidade financeira e a capacidade de retomada futura.

Os 400 funcionários foram demitidos pela indústria pouco mais de um mês após a empresa ter concedido férias coletivas para 1,5 mil dos 2,5 mil funcionários diretos, incluindo trabalhadores da unidade de Telêmaco Borba, no Paraná.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“BrasPine informa que, em razão das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e da ausência de avanços nas negociações setoriais, enfrenta uma retração significativa na demanda, com impacto direto na viabilidade da operação. Para preservar a sustentabilidade financeira e a capacidade de retomada futura, foram adotadas medidas como o desligamento de cerca de 400 colaboradores em duas unidades; a implementação do regime de layoff, com capacitação profissional de aproximadamente 1.100 colaboradores e a manutenção de operação de dois turnos na unidade de Jaguariaíva. Durante este processo de layoff, os colaboradores preservarão seu vínculo empregatício, enquanto realizam uma capacitação profissional, além de terem todos os seus benefícios mantidos. A empresa segue comprometida com transparência e respeito às pessoas, oferecendo extensão de benefícios e suporte na recolocação profissional, bem como continua monitorando o mercado e mantendo o diálogo aberto com todos os órgãos governamentais e entidades setoriais.”

(Com informações GMC e aRede)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais