Foto: Orlando Kissner/Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei que vai reduzir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado em 45%. A medida beneficiará cerca de 3,4 milhões de proprietários e tornará o Paraná o estado com a menor alíquota do país.
O projeto de lei 690/2025, do Poder Executivo, prevê a diminuição da alíquota de 3,5% para 1,9% a partir de 2026. A mudança altera a Lei nº 14.260/2003, responsável pelas normas tributárias do IPVA, e foi aprovada na primeira das duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça.
A redução do IPVA no Paraná atingirá automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas, correspondendo a 83% da frota tributada do estado, estimada em 4,1 milhões de veículos. O benefício abrangerá 2,5 milhões de carros, 268,7 mil motocicletas, 244,7 mil caminhonetes e 225,1 mil camionetas. Veículos com regras diferenciadas, como ônibus, caminhões, táxis, utilitários de carga e movidos a GNV, permanecerão com alíquota de 1%.
Segundo o governo estadual, a diminuição da carga tributária proporcionará alívio financeiro às famílias paranaenses. Além disso, a medida deve aumentar o consumo, incentivar a regularização de impostos e estimular a atividade econômica em setores comerciais e industriais.
Ainda de acordo com o texto, mecanismos de compensação serão aplicados para garantir a arrecadação. Entre eles, está o aumento da multa por atraso, que passará de 10% para 20%. A nova alíquota também deve reduzir a inadimplência e repatriar veículos paranaenses emplacados em outros estados.
A Receita Estadual informou que não haverá impacto na arrecadação em 2025, uma vez que a medida terá efeito apenas a partir de 2026, quando os valores passarão a integrar a estimativa de receita e as metas fiscais das leis orçamentárias, conforme a Lei Complementar Federal nº 101/2000.
(OBemdito com Assessoria Alep)
Leia também: Vereadores de Umuarama analisam 16 projetos na 1ª sessão ordinária de setembro
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais