Intervenções incluem novas adutoras, estação de bombeamento e melhorias na distribuição (Foto Assessoria/Sanepar)
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) avança na ampliação do sistema de abastecimento de água em Umuarama. Com 90% das obras já concluídas, o projeto prevê um aumento de 50% na capacidade de produção de água, passando dos atuais 290 litros por segundo para 440 litros por segundo. O investimento ultrapassa R$ 55 milhões.
A principal frente é a implantação de novas captações de água no Rio Piava e no Ribeirão das Araras, com construção de barragens e adutoras que somam mais de 14 quilômetros de extensão.
Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o reforço no sistema vai “dar garantia operacional para manter o abastecimento na demanda atual e também pelos próximos 30 anos”.
Além das obras de captação, estão sendo executadas melhorias na atual estrutura, a construção de uma estação de bombeamento, de uma unidade de gerenciamento do lodo subproduto do tratamento de água, e intervenções para ampliar a malha de distribuição.
Essa última etapa inclui a instalação de registros, medidores de vazão e interligações de redes, garantindo que a água tratada chegue às residências com qualidade e quantidade adequadas.
A fase civil da obra está praticamente concluída, restando agora a instalação de equipamentos, estrutura elétrica e ajustes finais para que o novo sistema entre em operação.
Impacto econômico
Além de fortalecer a infraestrutura, os empreendimentos movimentaram a economia de Umuarama, com a geração de cerca de 1,2 mil empregos diretos, indiretos e induzidos durante a execução.
Universalização
Umuarama está entre as 33 cidades paranaenses com saneamento universalizado. Hoje, 100% da população já recebe água tratada, e 96% contam com coleta e tratamento de esgoto.
Com as obras programadas, esse índice deve subir para 98%, superando com antecedência a meta do Marco Regulatório do Saneamento, que prevê atendimento de 90% até 2033.
(OBemdito com informações e imagens da assessoria regional da Sanepar)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais