Instalações da Coopersul vão beneficiar 123 cooperados da agricultura familiar (Foto Reprodução/AEN)
A Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Noroeste do Paraná (Coopersul) inaugurou na quarta-feira (27) a Unidade de Beneficiamento do Pescado. A unidade tem capacidade para processar até 15 mil quilos de tilápia por dia e está localizada no município de Cruzeiro do Sul.
O empreendimento recebeu R$ 600 mil em recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Coopera Paraná. Além disso, houve um aporte, através de financiamento, de R$ 7,5 milhões obtido junto ao Banco do Brasil via Pronaf.
O presidente da Coopersul, Leandro Aparecido Espiniano, comemorou a conquista. “O ponto chave é que no final da obra recebemos o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Dessa forma, já estamos aptos a comercializar em todo território nacional”, disse.
A atividade pesqueira é realizada em tanques-rede no Rio Paranapanema e deve beneficiar diretamente 123 cooperados, além de produtores parceiros de Santa Inês, onde a prefeitura fomenta a criação de peixes na Usina Hidrelétrica de Taquaruçu.
O foco inicial será a produção de filés de tilápia, com parte destinada também a postas. O mercado institucional seguirá como prioridade, mas a cooperativa já articula ampliar o fornecimento a supermercados de pequeno e médio porte do Norte e Noroeste do Paraná e Oeste de São Paulo.
Para o chefe do Núcleo Regional da Sesa em Paranavaí, José Jorge Oliveira Neto, o empreendimento é um marco para a região. “Muitos pescadores vivem da atividade nas águas do Paranapanema e agora terão onde industrializar o produto, garantindo mais renda às famílias, além da perspectiva de gerar empregos no setor”, disse.
A Coopersul tem trajetória marcada pelo associativismo. Criada nos anos 1990 como associação de produtores, com incentivo do padre Roberto Kuriyama e apoio financeiro do governo japonês, a entidade se transformou em cooperativa em 2015. Hoje conta com 150 cooperados, que atuam na produção de hortifrúti, ovos e piscicultura.
Até agora, o processamento da tilápia acontecia de forma terceirizada, o que encarecia a operação. A nova planta frigorífica está instalada em área próxima à zona urbana de Cruzeiro do Sul. O empreendimento deve reduzir custos e ampliar a competitividade da cooperativa no mercado nacional.
(Informações: AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais