Umuarama

Possível nome para disputar a Assembleia, Nelson Garcia se filia ao Republicanos

O ex-deputado estadual Nelson Garcia oficializou nesta terça-feira (26) sua filiação ao Republicanos, partido que tem ganhado destaque no cenário político nacional e estadual. Com título eleitoral registrado em Umuarama, Garcia surge como um dos nomes cogitados para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná pelo partido. 

A sigla é liderada nacionalmente pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cotado como possível candidato à presidência da República em 2026. No Paraná, o Republicanos tem como principal nome o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, apontado como provável candidato ao governo estadual. O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, também é do partido.

Com a filiação ao Republicanos, Nelson Garcia se reposiciona no cenário político estadual, em um momento de fortalecimento da sigla tanto no Paraná quanto no Brasil. Seu nome, já consolidado na política paranaense, passa a ser novamente ventilado como opção competitiva para a Assembleia Legislativa.

Trajetória política de Nelson Garcia

Nelson Garcia construiu uma carreira sólida ao longo de quase duas décadas de vida pública. Foi eleito deputado estadual em 1990 e exerceu cinco mandatos consecutivos, sempre ampliando sua votação, até atingir cerca de 54 mil votos em 2006

Na Assembleia Legislativa, ocupou funções de destaque, como a de segundo-secretário da Mesa Executivalíder de bancada, além de presidir comissões permanentes e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Sua atuação parlamentar sempre foi marcada pela defesa da região noroeste do Estado, especialmente de Umuarama e municípios vizinhos, onde mantém forte base eleitoral.

Entre 2011 e 2014, Nelson Garcia foi secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, cargo no qual trabalhou para reduzir o desemprego e ampliar programas de qualificação profissional no Paraná.

Genro do saudoso Alexandre Ceranto

Nascido em Rolândia, em 21 de setembro de 1958, Nelson Garcia é filho de Leonilda Frata Garcia e de Adolfo Garcia (ambos in memoriam). É genro do ex-prefeito de Umuarama e ex-deputado federal Alexandre Ceranto, que na época em que governou o município ficou conhecido como o ‘pai da saúde’. 

Nelson Garcia mantém residência em Curitiba, mas visita frequentemente Umuarama, onde vive boa parte de seus familiares e sua principal base política.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

13 minutos ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

24 minutos ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

43 minutos ago

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

1 hora ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

2 horas ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais