Umuarama

Câmara de Umuarama vota 14 projetos e moção de apoio nesta segunda-feira

A Câmara de Vereadores de Umuarama realiza nesta segunda-feira (25) sessão ordinária para votação de 10 projetos de lei, dois projetos de decreto legislativo, uma lei complementar e uma moção de aplausos. Das proposições, oito estão em primeira discussão e votação, e as demais em segunda votação.

Entre os projetos em segunda discussão está o Projeto de Lei Complementar nº 010/2025, que altera a redação do §2º do artigo 20 do Código de Posturas do município. Também em segunda votação, o Projeto de Lei nº 042/2025 revoga a Lei Municipal nº 4.575, de 13 de setembro de 2022.

O Projeto de Lei 043/2025 autoriza a desafetação de imóvel municipal e será votado artigo por artigo. Já os projetos 047/2025, 048/2025 e 051/2025 concedem, a título gratuito, direito real de uso de imóveis públicos para associações de moradores e entidades sociais. Todos seguem em primeira discussão e votação.

Outro destaque é o Projeto de Lei 055/2025, que permite ao chefe do Executivo ceder servidor para a Prefeitura de Mariluz, também em primeira votação. O Projeto de Lei 056/2025 propõe alterações na Lei Municipal nº 1.466, de 1990, que regula a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (ACESF).

O Projeto de Lei 006/2025 autoriza que unidades de saúde credenciadas pelo SUS disponibilizem leitos separados para mães de natimorto e mães com óbito fetal. Já o Projeto de Lei 044/2025, de autoria do vereador Jabá da Carroceria, trata da obrigatoriedade de banheiros químicos adaptados em eventos públicos.

Dois projetos de decreto legislativo, 13/2025 e 14/2025, denominam vias públicas no município, e a Moção 08/2025 apoia projeto federal de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

A sessão inicia às 19h30 e pode ser acompanhada pelo público por meio do site e redes sociais da Câmara de Vereadores de Umuarama.

Leia também: Atleta de Umuarama vence por nocaute e garante vaga em torneio kickboxing

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Dia Internacional do Cooperativismo marca início das obras do novo espaço na Casa de Maria

No Dia Internacional do Cooperativismo aconteceu o lançamento oficial das obras de reforma e ampliação…

12 minutos ago

Produtores de Umuarama conquistam títulos na Milk Fest

Produtores de Umuarama conquistaram títulos nas principais categorias da 1ª Milk Fest, demonstrando a qualidade…

29 minutos ago

Vídeo mostra trem atingindo caminhonete em Jandaia do Sul

Vídeo mostra o momento em que um trem atinge e arrasta uma caminhonete em Jandaia…

50 minutos ago

Anvisa desmente equivalência de canetas contrabandeadas com medicamentos do Brasil

Anvisa afirma que é falsa a informação de que testes comprovaram equivalência entre canetas contrabandeadas…

1 hora ago

Moraes determina que PF ouça Flávio Bolsonaro em investigação sobre calúnia contra Lula

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal…

2 horas ago

Após ataque que matou 34 ovelhas, onça-parda volta a ser filmada em Assis Chateaubriand; vídeo

Uma onça-parda foi novamente avistada na comunidade de São Pedro do Piquiri, em Assis Chateaubriand,…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais