Umuarama

Umuarama e outras 17 cidades recebem novos peritos oficiais da Polícia Científica

Umuarama e outras 17 cidades do Paraná, incluindo Apucarana, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Ponta Grossa, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Ivaiporã, Paranavaí, Telêmaco Borba e União da Vitória, receberão 25 novos peritos oficiais. A posse ocorreu nesta sexta-feira (22) pela Polícia Científica do Paraná (PCI/PR).

Os profissionais, aprovados no concurso público de 2024, iniciarão o curso de formação na Academia de Ciências Forenses (ACF) em 6 de outubro. A capacitação terá duração de cerca de três meses e abordará disciplinas como medicina legal, balística forense e cadeia de custódia. Até o início das aulas, os novos peritos desempenharão atividades administrativas nas unidades regionais, promovendo integração com as equipes locais e compreensão dos procedimentos internos.

Leia também: Umuarama enfrenta calor de 35°C antes da chegada de frente fria

“Cada profissional ingressa, hoje, numa instituição que tem como pilares a ciência, a ética e a verdade. Carregam a responsabilidade de transformar evidências em provas com rigor técnico e compromisso com a justiça”, destacou o diretor-geral da PCI/PR, Luiz Rodrigo Grochocki. Ele acrescentou que a formação prepara técnicos capazes de fortalecer a ciência forense no Brasil com excelência e responsabilidade.

A cerimônia contou com a presença do diretor operacional da PCI/PR, Ciro Pimenta, da diretora administrativa, Tatiane Prussak, e do diretor da Academia de Ciências Forenses, Alexandre Lara. Segundo a instituição, a distribuição estratégica dos novos peritos busca reduzir o déficit técnico em regiões com maior demanda pericial e agilizar investigações criminais.

Com a chegada dos novos profissionais, a Polícia Científica reforça seu compromisso com a justiça e o fortalecimento das perícias em todo o Estado. A ampliação da equipe também garante maior rapidez e precisão na análise de evidências, contribuindo para a qualidade das investigações forenses.

(OBemdito com informações Agência Estadual de Notícias)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

8 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

34 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

50 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais