Governador Ratinho Junior e a secretária Leandre Dal Ponte anunciam investimento de R$ 64,5 milhões na construção (Foto AEN)
Umuarama é uma das cidades contempladas com uma unidade da Casa da Mulher Paranaense, através de investimento do Governo do Estado. Os imóveis servem para acolher vítimas de violência e terão estrutura para auxiliar essas mulheres a retomarem suas vidas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, anunciaram a construção de 30 novas Casas da Mulher Paranaense em municípios do Estado. O investimento será de R$ 64,5 milhões, com previsão de entrega das unidades até 2026. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (20).
O programa estadual difere da Casa da Mulher Brasileira, do governo federal, ao propor espaços multifuncionais. Além do acolhimento a vítimas de violência, as estruturas oferecerão qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e atendimento multidisciplinar.
“Será um espaço de preparo profissional, para que a mulher possa crescer, se desenvolver e conquistar independência financeira”, disse Ratinho Junior. A secretária Leandre destacou que a iniciativa consolida a política de gênero como política de Estado.
“A Casa da Mulher Paranaense vem para fortalecer e consolidar cada vez mais a política da mulher como uma política de estado, um compromisso do Governo do Paraná. Essas primeiras 30 casas, que serão construídas em diversas cidades, vêm para consolidar as oportunidades que as mulheres terão de vencer a violência. Bem como, fortalecer sua autonomia e, principalmente, conquistar independência financeira”, destacou Leandre.
As novas unidades estarão em 30 municípios, incluindo Umuarama, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Toledo e São José dos Pinhais. Para receber os investimentos, as cidades precisaram oferecer contrapartidas, como terrenos adequados e compromisso de manutenção dos serviços.
O modelo de gestão prevê repasse fundo a fundo, com execução a cargo das prefeituras. O projeto arquitetônico padrão foi desenvolvido pelo Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), ligado às universidades estaduais, com foco em acessibilidade, eficiência energética e acolhimento humanizado.
O programa está estruturado em três eixos: “Cuidar das Mulheres”, com oficinas e atendimento multidisciplinar; “Gerar Prosperidade”, voltado à qualificação e apoio ao empreendedorismo; e “Ampliar a Proteção”, com ações de prevenção à violência e encaminhamento à rede especializada. Entre os serviços, estará o Banco da Mulher Paranaense, que oferece crédito para pequenos negócios liderados por mulheres.
“Nós sabemos que muitas mulheres têm capacidade, mas precisam de qualificação e, sobretudo, de oportunidade. A Casa da Mulher Paranaense será um equipamento que vai oferecer esse apoio, promovendo a mulher para que ela possa se desenvolver pessoal, profissional e empresarialmente”, complementou.
O Governo disponibilizará serviços como o Banco da Mulher Paranaense. Trata-se de linhas de financiamento para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias. “O acesso ao crédito é uma grande oportunidade, porque quando uma mulher prospera, sua família prospera, sua cidade prospera e, com certeza, o Estado inteiro prospera com o fortalecimento das mulheres paranaenses”, finalizou a secretária.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Este site utiliza cookies
Saiba mais