Primeira Turma do STF reservou oito sessões para análise da ação penal 2668 (Foto Lula Marques/Agência Brasil)
O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 2 de setembro o início do julgamento da ação penal que tem como réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, acusados de tentativa de golpe de Estado.
O processo, de número 2668, é considerado o mais avançado envolvendo a trama golpista denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e atinge o chamado núcleo “crucial” do plano, composto por oito integrantes apontados como principais articuladores.
Segundo a denúncia do procurador-geral Paulo Gonet, com base em investigações da Polícia Federal (PF), Bolsonaro liderou, a partir de 2021, ações para desacreditar o sistema eletrônico de votação e criar ambiente favorável a uma ruptura democrática. O plano teria culminado nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Entre as provas apresentadas estão minutas de decreto para intervenção militar e rascunhos de operações denominadas “Luneta”, “Copa 2022” e “Punhal Verde Amarelo”, que previam até o sequestro e assassinato de autoridades, como o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice Geraldo Alckmin.
Os réus são acusados de cinco crimes:
As penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
As sessões serão transmitidas pela TV e Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube. Além de Zanin, participam do julgamento Alexandre de Moraes (relator), Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
As defesas negam a participação de seus clientes. A de Bolsonaro classificou a denúncia como “absurda” e de um “golpe imaginado”.
(OBemdito com informações da Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais