Cotidiano

Idoso tem celular furtado em bar e PM prende homem por receptação em Umuarama

A Polícia Militar recuperou, na manhã desta terça-feira (12), um celular furtado de um idoso de 72 anos em Umuarama. A ocorrência teve início em um bar localizado na Praça Tamoio, onde duas mulheres, ainda não identificadas, teriam entrado no estabelecimento, pedido uma bebida e, enquanto o responsável se ausentava para buscá-la, subtraído um aparelho Xiaomi azul e fugido.

Pouco depois, denúncias anônimas apontaram que as suspeitas tentaram vender o objeto em uma banca de conserto de celulares na Avenida Paraná, nas proximidades da antiga rodoviária. No local, um homem de 37 anos confirmou ter comprado o aparelho, alegando desconhecer sua origem ilícita.

O celular foi reconhecido pela vítima e apreendido. O comprador foi detido pelo crime de receptação e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, junto com o objeto recuperado. As duas mulheres suspeitas do furto não haviam sido localizadas até a publicação desta matéria.

Crime de receptação

O crime de receptação ocorre quando uma pessoa adquire, recebe, transporta, conduz ou oculta, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou ainda quando influencia terceiro de boa-fé a adquiri-la, recebê-la ou ocultá-la.

Previsto no artigo 180 do Código Penal Brasileiro, esse delito busca coibir a circulação e o aproveitamento de bens obtidos de forma ilícita, dificultando a atuação de criminosos e a manutenção de mercados ilegais.

A receptação pode ser dolosa, quando há a certeza ou indícios suficientes sobre a origem criminosa do objeto, ou culposa, quando o agente não toma as devidas precauções para verificar a procedência.

As penas variam de acordo com a modalidade, podendo incluir reclusão, multa e aumento de pena se houver prática profissional ou habitual, o que caracteriza a receptação qualificada.

Trata-se de um crime que, embora muitas vezes visto como “secundário” em relação ao crime antecedente, desempenha papel central no incentivo a furtos, roubos e outros delitos patrimoniais, razão pela qual é duramente combatido pelo ordenamento jurídico brasileiro.

Rudson de Souza

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

8 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

8 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

9 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

9 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

10 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais