Brasil

Morre o sambista Arlindo Cruz, aos 66 anos, no Rio de Janeiro

O samba brasileiro perdeu um de seus maiores nomes nesta sexta-feira (8). Morreu no Rio de Janeiro, aos 66 anos, o cantor, compositor e instrumentista Arlindo Cruz. Vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em 2017, o artista estava internado desde 25 de março.

Nascido em 14 de setembro de 1958 no bairro de Água Santa, zona norte do Rio, Cruz começou no cavaquinho aos seis anos e tornou-se um dos arquitetos do chamado “samba moderno” ao integrar o Fundo de Quintal por mais de uma década. Deixou o grupo em 1993 para carreira solo, quando lançou o disco “Arlindinho”.

Legado e reconhecimento

Premiado no 26º Prêmio da Música Brasileira (2015) como Melhor Músico de Samba, Cruz foi peça-chave na renovação do gênero nos anos 1980. Sua discografia inclui clássicos como o álbum “MTV ao Vivo” (2009) e “Batuques do Meu Lugar” (2012).

Batalha pela saúde

O AVC de 2017 mudou radicalmente a vida do artista, que passou um ano e três meses internado na primeira hospitalização. Desde então, enfrentou mais de 30 pneumonias, foi submetido a 65 cirurgias e dependia de traqueostomia e alimentação por sonda.

Família

Arlindo Cruz deixa a esposa, Babi Cruz, e três filhos: Arlindinho e Flora, do casamento com a empresária, e Kauan, fruto de relacionamento extraconjugal. O velório será realizado neste sábado (9) no Teatro João Caetano, no centro do Rio, com sepultamento no Cemitério do Caju.

Trajetória

Nascido em 14 de setembro de 1958, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Arlindo Domingos da Cruz Filho cresceu embalado pelo batuque das rodas de samba. Aos 7 anos de idade, ganhou seu primeiro cavaquinho. Ainda muito jovem, começou a trabalhar como músico, ao lado de grandes artistas, como Candeia.

Mais tarde foi para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, mas sem jamais abandonar a música. Em participação no programa Sem Censura, da TV Brasil, ele contou da herança musical que recebeu dentro de casa, por influência do seu pai Arlindão Cruz, que tocava cavaquinho, e a mãe Aracy, que tocava bateria e cantava.

Quando deixou a Aeronáutica, Arlindo Cruz passou a frequentar as rodas de samba do Cacique de Ramos, ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho, Almir Guineto, Zeca Pagodinho e Sombrinha, que viria a ser seu grande parceiro. Ali, recebeu o convite para participar do grupo Fundo de Quintal.

Foi nesse tempo que o samba ganhou nova forma, com uma sonoridade moderna, mas sem perder a essência dos quintais e terreiros.

Suas composições logo passaram a figurar nas vozes de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Alcione e tantos outros. Foram, então, 12 anos de trabalho, deixando o grupo em 1993, para se lançar em carreira solo.

Autor de mais de 700 músicas, Arlindo Cruz escrevia com o coração e a alma. Suas letras entoavam o amor, a fé e a luta, traduzindo o cotidiano de milhares de brasileiros. Entre os maiores sucessos estão O Show Tem que ContinuarMeu Lugar Bagaço de Laranja.

Arlindo também era uma voz marcante no carnaval do Rio de Janeiro e figura querida nas quadras de escolas de samba, como o Império Serrano.

Defensor fervoroso da cultura popular, foi torcedor apaixonado do Flamengo. Fiel à sua religião, o candomblé, e aos Orixás, lutava contra a intolerância. 

OBemdito com informações da Itatiaia

Rudson de Souza

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

9 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

10 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

10 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

11 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

11 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais