Foto: Assessoria
A Câmara de Umuarama aprovou, na noite de quinta-feira (7), a criação da Empresa Pública de Infraestrutura e Serviços Urbanos. A decisão ocorreu em sessão extraordinária que também analisou outros quatro projetos de autoria do Executivo. Todas as propostas receberam aprovação unânime dos vereadores.
O novo órgão terá personalidade jurídica de direito privado. A estrutura visa ampliar a capacidade operacional do município em obras públicas, manutenção de vias e serviços urbanos e rurais. O modelo substitui limitações da terceirização, garantindo mais autonomia e eficiência.
A empresa receberá cessão de bens, equipamentos e servidores, sem impacto inicial no orçamento municipal. A gestão seguirá princípios constitucionais e passará por fiscalização de órgãos competentes.
Leia também: Asfalto entre Umuarama e Lovat será concluído em 60 dias, diz prefeito
Durante a sessão, o Legislativo também aprovou o Plano de Carreiras, Empregos e Salários da nova estatal. A proposta define cargos efetivos e comissionados, seguindo regras da CLT. O plano organiza funções por escolaridade e complexidade, com progressões por mérito, capacitação e tempo de serviço.
Outro projeto votado foi o que permite Acordos de Cooperação Técnica com entidades públicas e privadas, sem repasse financeiro. A medida pretende viabilizar parcerias em áreas como educação, saúde, meio ambiente, inovação, cultura e infraestrutura.
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 54/2025, que autoriza o Poder Executivo a realizar repasse financeiro para a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Umuarama (Apadevi).
Também passou a proposta que altera a Lei Municipal 3.730/2011 para incluir o artigo 3º-A. A mudança autoriza premiações em dinheiro ou similares para ações do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, desde que aprovadas pelo conselho responsável.
Com a dispensa do interstício regimental, os projetos foram votados em dois turnos na mesma sessão. O placar unânime se repetiu, demonstrando consenso entre os parlamentares da Câmara de Umuarama.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais