Umuarama

Câmara de Umuarama aprova criação de empresa pública para infraestrutura e serviços

A Câmara de Umuarama aprovou, na noite de quinta-feira (7), a criação da Empresa Pública de Infraestrutura e Serviços Urbanos. A decisão ocorreu em sessão extraordinária que também analisou outros quatro projetos de autoria do Executivo. Todas as propostas receberam aprovação unânime dos vereadores.

O novo órgão terá personalidade jurídica de direito privado. A estrutura visa ampliar a capacidade operacional do município em obras públicas, manutenção de vias e serviços urbanos e rurais. O modelo substitui limitações da terceirização, garantindo mais autonomia e eficiência.

A empresa receberá cessão de bens, equipamentos e servidores, sem impacto inicial no orçamento municipal. A gestão seguirá princípios constitucionais e passará por fiscalização de órgãos competentes.

Leia também: Asfalto entre Umuarama e Lovat será concluído em 60 dias, diz prefeito

Durante a sessão, o Legislativo também aprovou o Plano de Carreiras, Empregos e Salários da nova estatal. A proposta define cargos efetivos e comissionados, seguindo regras da CLT. O plano organiza funções por escolaridade e complexidade, com progressões por mérito, capacitação e tempo de serviço.

Outro projeto votado foi o que permite Acordos de Cooperação Técnica com entidades públicas e privadas, sem repasse financeiro. A medida pretende viabilizar parcerias em áreas como educação, saúde, meio ambiente, inovação, cultura e infraestrutura.

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 54/2025, que autoriza o Poder Executivo a realizar repasse financeiro para a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Umuarama (Apadevi).

Também passou a proposta que altera a Lei Municipal 3.730/2011 para incluir o artigo 3º-A. A mudança autoriza premiações em dinheiro ou similares para ações do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, desde que aprovadas pelo conselho responsável.

Com a dispensa do interstício regimental, os projetos foram votados em dois turnos na mesma sessão. O placar unânime se repetiu, demonstrando consenso entre os parlamentares da Câmara de Umuarama.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais