Aula inaugural do curso de formação reúne autoridades da segurança pública e novos integrantes da Polícia Civil do Paraná, em Curitiba (Foto Polícia Civil)
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta quinta-feira (7), em Curitiba, o curso de formação para 560 novos servidores da corporação. A aula inaugural, realizada na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), foi ministrada pelo secretário da Segurança Pública do Estado, Hudson Leôncio Teixeira, que destacou a importância da integração entre as forças policiais como eixo central da política de segurança pública paranaense.
Com duração de 18 semanas, o curso marca o início da preparação de 446 agentes de polícia judiciária, 79 delegados e 35 papiloscopistas, aprovados no concurso público realizado em 2021 e nomeados no último mês de julho. Os novos profissionais serão distribuídos entre a capital, região metropolitana e interior do Paraná, conforme as necessidades da corporação.
“Nossas forças policiais têm trabalhado em conjunto, com base no diálogo, na cooperação e na ajuda mútua. Somos mais fortes quando estamos unidos em prol de um mesmo objetivo: entregar segurança, paz e tranquilidade para a população”, afirmou o secretário Hudson Teixeira.
Durante a cerimônia, o secretário apresentou um panorama das ações do governo estadual no setor, ressaltando os investimentos feitos desde 2019, como a renovação da frota de viaturas, aquisição de armamentos, uniformização da corporação e a extinção da custódia de presos pela Polícia Civil, medida que permitiu a realocação de efetivo para atividades investigativas.
Teixeira também citou como exemplo da atuação integrada a Operação Integrare, realizada em janeiro deste ano com a participação das polícias Civil e Militar. A ofensiva desarticulou um grupo criminoso que se preparava para ações violentas contra bancos e carros-fortes, utilizando armamento pesado.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, reforçou o papel da integração entre instituições no fortalecimento da segurança pública estadual. “A Polícia Civil de hoje é reflexo do esforço coletivo. Ninguém trabalha sozinho. Nossa atuação se fortalece com a colaboração de forças irmãs, como as polícias Militar, Penal e Científica, além do Corpo de Bombeiros e outros órgãos”, destacou.
A formação será dividida em seis áreas temáticas, que vão de técnicas investigativas e operacionais a aspectos humanistas e de cultura geral. A proposta pedagógica, segundo a direção da ESPC, é oferecer uma formação ampla e moderna, alinhada com os desafios atuais da segurança pública.
Participaram da solenidade o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat; o diretor da ESPC, Valderes Scalco; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre; o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; e o diretor-geral da Casa Civil, Maiquel Zimann, entre outras autoridades civis e militares.
OBemdito com informações da Polícia Civil
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais