Paraná

Curso da Polícia Civil tem início com foco na integração entre forças de segurança

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta quinta-feira (7), em Curitiba, o curso de formação para 560 novos servidores da corporação. A aula inaugural, realizada na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), foi ministrada pelo secretário da Segurança Pública do Estado, Hudson Leôncio Teixeira, que destacou a importância da integração entre as forças policiais como eixo central da política de segurança pública paranaense.

Com duração de 18 semanas, o curso marca o início da preparação de 446 agentes de polícia judiciária, 79 delegados e 35 papiloscopistas, aprovados no concurso público realizado em 2021 e nomeados no último mês de julho. Os novos profissionais serão distribuídos entre a capital, região metropolitana e interior do Paraná, conforme as necessidades da corporação.

“Nossas forças policiais têm trabalhado em conjunto, com base no diálogo, na cooperação e na ajuda mútua. Somos mais fortes quando estamos unidos em prol de um mesmo objetivo: entregar segurança, paz e tranquilidade para a população”, afirmou o secretário Hudson Teixeira.

Durante a cerimônia, o secretário apresentou um panorama das ações do governo estadual no setor, ressaltando os investimentos feitos desde 2019, como a renovação da frota de viaturas, aquisição de armamentos, uniformização da corporação e a extinção da custódia de presos pela Polícia Civil, medida que permitiu a realocação de efetivo para atividades investigativas.

Teixeira também citou como exemplo da atuação integrada a Operação Integrare, realizada em janeiro deste ano com a participação das polícias Civil e Militar. A ofensiva desarticulou um grupo criminoso que se preparava para ações violentas contra bancos e carros-fortes, utilizando armamento pesado.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, reforçou o papel da integração entre instituições no fortalecimento da segurança pública estadual. “A Polícia Civil de hoje é reflexo do esforço coletivo. Ninguém trabalha sozinho. Nossa atuação se fortalece com a colaboração de forças irmãs, como as polícias Militar, Penal e Científica, além do Corpo de Bombeiros e outros órgãos”, destacou.

A formação será dividida em seis áreas temáticas, que vão de técnicas investigativas e operacionais a aspectos humanistas e de cultura geral. A proposta pedagógica, segundo a direção da ESPC, é oferecer uma formação ampla e moderna, alinhada com os desafios atuais da segurança pública.

Presenças

Participaram da solenidade o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat; o diretor da ESPC, Valderes Scalco; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre; o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; e o diretor-geral da Casa Civil, Maiquel Zimann, entre outras autoridades civis e militares.

OBemdito com informações da Polícia Civil

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais